Windows e os 20 anos do Linux

Share

De acordo com o jornal espanhol El País, depois de anos de guerra, a Microsoft decidiu dar uma trégua e parabenizar o sistema operacional de código aberto Linux por seus 20 anos. A Linux Foudantion abriu um espaço de videos que celebram a data e, sem querer participar do concurso, apenas para “contribuir com a diversão”, a Microsoft fez um vídeo (assista aqui) em que explica a tensa relação entre ambos. O vídeo termina com uma modificação na frase “Windows Vs Linux”, em que o “Versus” é riscado e um “E” é colocado no lugar.

O vídeo lembra que a relação entre os dois sistemas começou mal em 1998, quando a Microsoft tentou assutar o Linux. A animação tem como personagens um pinguim, mascote do Linux, e um jovem que bem poderia ser Bill Gates. Em certo momento, o jovem parece descansando enquanto o pinguim navega no mar da internet, dando a entender que a Microsoft de fato demorou a reconhecer a importância do sistema aberto. O episódio a que o filme alude ocorreu em 1998. Na época, documentos da Microsoft diziam que o Linux, como qualquer sistema operacional não proprietário, era um câncer, uma ameaça à propriedade intelectual.

Neste ano, além de comemorar 20 anos, foi lançada versão 3.0 do Kernel do Linux. A Microsoft está no top 5 de empresas que contribuem com o desenvolvimento do Kernel Linux ao lado da Red Hat, Intel, Novell e IBM.

A relação entre windows e linux vai mais além. Quem poderia imaginar que o buscador da Microsoft, o Bing.com, utilizaria servidores Linux?? Experimente utilizar a ferramenta nmap (principal ferramenta de escaneamento de portas) no site do Bing:

# nmap -sV -O www.bing.com

Reparem no resultado…

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.