Você sabia que os servidores do Facebook rodam Linux?

Share

Isso é um tanto quanto óbvio, tendo em vista que todos os serviços de alta performance rodam em servidores Linux. Porém ainda fica a pergunta: qual distribuição Linux é usada nos servidores do Facebook?

Segundo Amir Michael, um dos engenheiros responsáveis pelos Data Centers do Facebook (e também do Google), os servidores da maior rede social do mundo utilizam o CentOS 5.2 com um kernel customizado:

Provavelmente a nossa distro já não se parece muito com o original, mas ela foi baseada no CentOS 5.2. O kernel em si é bastante recente e foram feitas diversas modificações nele, mas a maior parte é inteiramente baseado no kernel mainstream do Linux.

O curioso é que grandes empresas geralmente buscam soluções corporativas estáveis e com altíssimo nível de suporte e estabilidade, como por exemplo o RHEL da Red Hat, porém o Facebook optou por usar uma versão comunitária, open source e totalmente livre (do próprio RHEL) que é o CentOS. Essa medida talvez tenha sido tomada em virtude da política de personalização e individualidade dos seus produtos: objetivos que só poderiam ser alcançados utilizando softwares totalmente livres.

A nível de certificação de hardware, Amir Michael comentou que o Facebook utiliza a Open Compute Project.

Fonte

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.