Você sabia que o Ubuntu 12.04 não terá a opção “hibernar”?

Share

O Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” será lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 26 de abril, e neste fim de semana, a poucos dias da liberação oficial, recebemos uma informação interessante e um tanto quanto polêmica: esta nova versão do Ubuntu não terá suporte a hibernação do sistema operacional.

Na prática nenhuma versão do Ubuntu 12.04 (Kubuntu, Xubuntu ou Lubuntu) terá essa opção: a mensagem de erro que aparece se você clicar em “Hibernar”  não é um bug do sistema operacional, mas sim uma escolha dos designers. O motivo? Segundo eles a função de hibernar nem sempre funciona bem em alguns hardwares (até concordo, pois já vi alguns notebooks que realmente não entram em hibernação de jeito algum, porém…). Abaixo você pode ler a explicação do bug no Launchpad:

Em vez de encontrarmos alguns bugs no caminho, podemos simplesmente desativar as opções de suspender/hibernar. Acho que esta solução é mais escalável, já que não precisaremos manter um banco de dados com hardware “certificado”. Além disso, podemos adicionar um botão ou uma informação de texto ao suspender/hibernar para orientar os usuários sobre o que fazer.

Uma “gambiarra” que pode resolver isso, é adicionar uma diretiva PolicyKit para isso. WTF??? É simples, abra o terminal e digite o comando abaixo:

sudo gedit /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.desktop.pkla

Agora insira o conteúdo abaixo no arquivo que você abriu:

[Reativando a Hibernação]
Identity=unix-user:*
Action=org.freedesktop.upower.hibernate
ResultActive=yes

Salve e feche o arquivo. Para ter efeito, reinicie seu computador.

Porém antes que você tente fazer e não dê certo vou logo avisar: dependendo do seu hardware essa “gambiarra” pode não funcionar, infelizmente…

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.