Esteganografia

From Prof. Vinicius Vieira
Jump to navigation Jump to search

Esteganografia em Imagens

Esteganografia Digital é a arte de ocultar informações no interior de arquivos como imagens, áudio e até mesmo vídeos. O foco da Esteganografia é camuflar a mensagem mascarando a sua presença.

A diferença principal entre criptografia e esteganografia, é o fato da primeira existir a presença de uma mensagem na forma codificada, enquanto que na esteganografia esta informação não é visível. Uma mensagem criptografada permite ser detectada e até mesmo modificada caso seja interceptada. Com apenas a utilização da criptografia, a informação cifrada pode ser ilegível, mas este fato remete a existência de um segredo naquela cifra.


  • Segurança e privacidade na internet por esteganografia em imagens (artigo: download)

Least Significant Bit

Às vezes abreviado como LSB, o bit menos significativo é o bit mais baixo em uma série de números em binário; o LSB está localizado na extremidade direita de uma string. Por exemplo, no número binário 10111001, o bit menos significativo é o mais à direita 1.

Lsb.png

A nível de estrutura da imagem, abaixo temos um esquema da posição dos bits da mesma em relação as áreas de dados. Repare que os locais ideais para se inserir dados esteganografados em imagens são:

Texto: metadados, área de dados ou após o fechamento da imagem
Visual: área de dados da imagem

Estrutura imagem.jpg


Análise de imagens

Ao analisar uma imagem com indícios de esteganografia, é ideal seguir este mindset para descoberta dos dados ocultos:

- Metadados (exiftool)
- Cabeçalho (file, xxd, strings, okteta)
- Assinatura (steghide)
- Visual (stegsolve, GIMP, Photoshop e etc)

Exercícios


Ferramentas

Esteganografia em audio

em breve


Esteganografia em vídeo

em breve