Use o Twitter para monitorar seu servidor

Share

Sim, você pode usar o Twitter para monitorar seu servidor. Eu não vou dizer que é uma solução de monitoramento completa, e nem vou pedir para você jogar fora seus mecanismos de monitoramento existentes. Na verdade o script que abordaremos, o MYST (AGPLv3), não foi criado para esta finalidade. Ele foi criado para que se possa twittar sem o uso de navegador, usando a api python-twitter, porém funciona muito bem com um “mensageiro de informações do seu sistema”.

Vamos lá!

Passo 1: Criar uma conta no Twitter. Não esqueça de deixá-la privada.

Passo 2: Abra a página de nova aplicação no Twitter e preencha o formulário. Coloque o nome como “MYST e website como” http://myst.adityapatawari.com ‘.

Passo 3: Baixe o ‘MYST: Twitter para a Shell’ e extraia-o
Passo 4:. Abra seu aplicativo ‘MYST’ listado na página de aplicativos do Twitter e preencha o myst.conf com os detalhes relevantes.
Copie-o para seu diretório home.

Passo 5: Instale o python-twitter (versão 0,82) em seu servidor, juntamente com as dependências necessárias.

Passo 6: Coloque um agendamento no cron com o tempo apropriado (e o caminho para o script) para executar o seguinte periodicamente:
  ./myst.py update `./monitor.sh` 

Este é um método legal para verificar o seu sistema, e você pode modificar o arquivo monitor.sh para adicionar mais parâmetros ao monitoramento.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.