Ubuntu Forums é hackeado e mais de 1.8 milhões de dados de usuários são expostos

Share

Neste sábado o site ubuntuforums.org, um dos principais locais de compartilhamento de informações sobre Ubuntu ao lado do Ask Ubuntu e outros, foi invadido e mais de 1.8 milhões de dados de usuários são expostos.

De acordo com um aviso no site, o fórum invadido na noite de sábado e cerca de quatro minutos depois a equipe da Canonical tirou o fórum do ar. A própria empresa afirmou que os invasores tiveram acesso ao banco de dados, a lista de usuários e aos hashs de senhas, que estavam criptografadas em md5. Segundo Jane silber, CEO da Canonical, o ubuntuforums.org ficará fora do ar até que a segurança possa ser restabelecida.

O motivo do ataque ainda não foi revelado, porém o perfil no Twitter @Sputn1k_ (que acredita-se ser um dos perfis fake do grupo hacker Root in a Box) postou uma mensagem assumindo a autoria do ataque. E ao contrário do que muitos usuários de outras distribuições tem postado nas redes sociais sobre o ocorrido, a comunidade hacker está disposta a ajudar e vem repelido os autores dos ataques, tendo em vista muitos serem adeptos do Ubuntu ou simplesmente estarem se unindo em prol do Linux como um todo (saiba mais aqui).

Por hora nos resta esperar até que a Canonical consiga conter os efeitos colaterais e restabelecer o Ubuntu Forums com segurança.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.