Ubuntu Backports – Parte 1

Share

A Canonical lança uma nova versão do Ubuntu a cada 6 meses. Depois de um lançamento, a versão de todos os pacotes permanece constante no período dos 6 meses.

Por exemplo, se O Ubuntu vem com OpenOffice.org 2.0.x, ele permanecerá com OpenOffice.org 2.0.x para o ciclo de lançamento inteiro de 6 meses, mesmo se uma versão posterior do OpenOffice for liberada neste período. A equipe do Ubuntu pode aplicar correções de segurança importantes para a versão 2.0.x, mas não disponibilizará a versão atual da aplicação.

É ai que entra o Ubuntu Backports. A equipe acredita que a melhor política de atualização é aplicar segurança as novas versões de alguns programas. Candidatos para atualizações de versão são basicamente aplicações de desktop, tais como seu navegador, processador de texto, cliente IRC, e etc. Estes programas podem ser atualizados sem substituir uma grande parte do sistema operacional que poderiam afetar a estabilidade de todo o sistema. Ou seja, se você quiser instalar uma versão de uma aplicação superior a que veio com a sua edição do Ubuntu, você deve usar o Backports.

Backports é um repositório oficial do Ubuntu e mantido por desenvolvedores Ubuntu. Mas note que o software em backports não receberá revisão ou atualizações da equipe de segurança do Ubuntu.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.