Ubuntu agora tem Google Chrome diretamente na Central de Programas

Share

Na última UDS (Ubuntu Developer Summit) um dos tópicos que mais receberam a atenção dos participantes foi a substituição do navegador padrão do Ubuntu, o Firefox, pelo Chromium, o navegador open source do Google.

A discussão não terminou na UDS e essa semana a lista que está discutindo o assunto foi uma das mais movimentadas do Launchpad (o que rendeu um post sobre o assunto OMG!Ubuntu).

Independente da decisão que seja tomada, a Canonical decidiu liberar nos repositórios do Ubuntu 13.04 e Lubuntu 13.04, e consequentemente na Central de Programas, os pacotes “stable”, “unstable” e “beta” do Google Chrome.

Captura de tela de 2013-06-13 21:13:03

O Google Chromium, a versão open source do Chrome já estava disponível na Central de Programas praticamente desde o lançamento do navegador, porém a versão fechada da aplicação (e consequentemente a mais usada no mundo, inclusive entre os usuários Linux) foi liberada hoje.

A equipe de desenvolvedores liberou, juntamente com os pacotes do Chrome um report de bug, tendo em vista que o navegador, apesar de ser o mais usado, é regido por licenças de patente de software:

É ótimo ter disponível no Ubuntu as versões mais recentes dos softwares open source, porém os  softwares proprietários populares precisam ser de fácil acesso aos usuários ou ter uma alternativa open source, como no caso do Google Chrome, o navegador Chromium, que está disponível na central de programas e infelizmente nunca está “estável”: ele sempre é disponibilizado em pacotes “alpha” ou “beta”, o que representa um sério risco de segurança para os usuários.

Sabemos das questões de licenciamento do Google e da Adobe para empacotarmos e/ou redistribuirmos os seus softwares, porém acharemos uma forma de driblar isso.

Vale salientar que nos repositórios do Ubuntu constam, já a algum tempo, diversos softwares proprietários (como o Steam) que, apesar de não serem livres e aberto, são amplamente buscados e usados pelos usuários da grande maioria de distribuições Linux.

NOTA: até o momento da edição deste post, a Central de Programas ainda não havia sido atualizada para a adição do Chrome, porém pelo terminal você consegue localizá-lo através dos comandos abaixo:

apt-get update

apt-cache search chrome

E caso queira instalar:

apt-get install google-chrome-stable

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.