Ubuntu 14.04 com Gnome 2? Será mesmo?

Share

Todos sabemos que o Ubuntu já não é mais o mesmo desde as clássicas versões 10.04 e 10.10. Claro que a culpa não é do sistema em si, pois o mesmo vem evoluindo (e muito!) desde então. O que tem frustrado muitos usuários é a lentidão e os bugs do Unity; o ambiente de desktop padrão da Canonical.

Depois da decisão da Canonical em criar seu próprio ambiente, os desenvolvedores do Gnome também decidiram dar uma nova cara ao ambiente de desktop, surgindo o Gnome 3.x, que chegou a fazer muito sucesso entre os usuários (e ainda faz). Porém, nem o Gnome 3 nem os outros ambientes de desktop do mundo Linux, conseguiram chegar aos pés do que era o Gnome 2 em quesitos como leveza e interação com o usuário.

Se você também é mais um dos saudosistas que chega a suspirar quando lembra do então Gnome 2 que equipava as antigas versões do Ubuntu, talvez ainda exista uma chance de você “tê-lo novamente”.

Ben Tinner, um dos desenvolvedores e entusiastas do Ubuntu está desenvolvendo uma distribuição do Ubuntu com o MATE nativo; ele é u fork do Gnome que decidiu manter as funcionalidades do Gnome 2 em sistemas Linux.

Estou criando uma nova distro do Ubuntu que terá o visual do GNOME 2. […]

Ele será chamado oficialmente MATE Ubuntu Remix, e virá com o ambiente de desktop MATE. Na verdade, eu já tenho um protótipo baseado em Saucy Salamander.

Tinner planeja completar sua distribuição dentro do lançamento do Ubuntu 14.04 LTS Trusty Tahr, com a esperança de que o Ubuntu Remix MATE torna-se apoiado oficialmente pela Canonical (o que sinceramente acho muito difícil…).

Confira algumas imagens que Tinner liberou do seu “sabor do Ubuntu”:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se você quiser experimentá-lo, acesse este link e baixe uma ISO do sistema. Porém tome cuidado em utilizá-lo em ambientes de produção (no seu notebook pessoal, por exemplo) pois o sistema ainda encontra-se em fase de testes.

E ai, o que achou dessa iniciativa? Será que o Ubuntu MATE Remix vai conseguir muitos adeptos?

Fonte