Ubuntu 13.04 está mais perto de ser Rolling Release do que nunca

Share

A algumas semanas atrás surgiu a discussão dentro da comunidade Ubuntu sobre a necessidade de tornar o Ubuntu uma distribuição Rolling Release, porém tudo indicava que essa ideia não iria muito pra frente.

Mas espera ai: o que é Rolling Release?

Basicamente, uma distribuição Linux Rolling Release é um sistema que recebe atualizações constantes ao invés de lançamentos periódicos. Sabe aquelas atualizações de sistema que seu Ubuntu te avisa de vez em quando? Então, elas são realizadas obedecendo a estrutura das versão do seu sistema, ou seja, se você usa o Ubuntu 12.04, os pacotes receberão atualização dentro dos repositórios do 12.04, e as versões dos mesmos poderão não ser as mesmas no Ubuntu 12.10, por exemplo.

Com um “Ubuntu Rolling Release”, o seu sistema iria receber atualização para as versões mais recentes dos pacotes, independente da versão do seu sistema. Algumas grandes distribuições já utilizam este sistema de liberação, como o Arch Linux e o Linux Mint Debian.

Segundo Rick Spencer, diretor de engenharia da Canonical, com o chegada do Ubuntu Phone (que acabou por ser chamado de Ubuntu Touch), os ciclos de atualizações deverão ser menos espaçados, e o sistema em si receberia mais velocidade e agilidade. Porém a ideia ainda é manter as versões LTS, tendo em vista que o Ubuntu tem se tornado bastante utilizado no mercado corporativo (principalmente em países como Brasil e Índia), onde se é necessário mais estabilidade e robustez e menos “coisas novas”.

A decisão final ainda não foi tomada e o assunto está em debate na Comunidade (saiba mais aqui), apesar de ser bem provável que realmente ocorra. E se ocorrer, o Ubuntu 13.04 (que provavelmente também não terá mais essa numeração) poderá ser a primeira versão do Ubuntu como um sistema Rolling Release.

E você, o que acha disso? Seria interessante ter as modernidades em primeira mão no seu sistema ou você prefere mais estabilidade?

Fonte