Ubuntu 13.04 deverá vir com kernel Linux 3.8 e outras novidades

Share

Esta semana está acontecendo a UDS-R, Ubuntu Developer Summit “R”, que é o evento semestral onde desenvolvedores e parceiros do Ubuntu se juntam para traçar os objetivos a serem alcançados na próxima versão, que no caso é o Ubuntu 13.04 “Raring Ringtail” (daí o R no nome desta UDS). E várias notícias e novidades estão começando a aparecer sobre o 13.04, como por exemplo o suporte a Widgets no Unity e as melhorias no instalador do Ubuntu para Windows.

Logo do Ubuntu 13.04 “Raring Ringtail” que foi revelado na UDS-R

Outra novidade importante que foi veiculada esta manhã foi a intenção dos desenvolvedores do Ubuntu 13.04 em usar o kernel Linux 3.8, tendo em vista que ele será estável em março de 2013, exatamente um mês antes do lançamento do Ubuntu 13.04. Dentre as novidades do kernel 3.8 destacam-se melhorias expressivas no suporte a arquiteturas ARM (que são amplamente usadas em dispositivos móveis, como smartphones e tablets), melhorias no suporte a HDMI, novos suporte para os processadores Intel Haswell, melhorias no re-cloking das placas nVidia utilizando o driver Nouveau, melhorias no suporte ao KVM em arquiteturas ARM e nos patches do VMware.

Como já definido na UDS-R o Ubuntu 13.04 “Raring Ringtail” não terá versões Alpha, as quais foram “substituídas” por marcos mensais sobre o andamento do desenvolvimento, e além disso o Raring Ringtail só terá uma versão beta, que está programada para ser liberada dia 28 de março. A versão final do Ubuntu 13.04 tem data de lançamento prevista para 25 de Abril de 2013.

É importante ressaltar também que esta alteração não irá afetar as variantes do Ubuntu, como o Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu. Sobre o desenvolvimento do Ubuntu Gnome Remix ainda não houveram nenhuma notícia divulgada.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.