Ubuntu 12.10 terá um menu de boot do GRUB simplificado

Share

Uma das coisas mais interessantes do “universo Linux” é a diversidade. Após anos e anos algumas comunidades entenderam que, para “converter” novos usuários, seria preciso retirar a imagem errônea de que o “Linux é complicado, e quem não entende bem do sistema não consegue usá-lo”, enquanto outras preferiram manter algumas “tradições” para manter a flexibilidade e a liberdade do usuários.

Quem está certo e quem está errado? Ambas estão certas! É importante criar um ambiente simplificado para os novos usuários assim como também é importante dar aos usuários a total liberdade sobre o sistema: a qual só é alcançada na plenitude, é óbvio, pelo profundo conhecimento do mesmo.

Dentro desta filosofia de “simplificar a vida dos novos usuários”, a Canonical decidiu “exugar” o menu de boot do GRUB do Ubuntu 12.10. Nas entradas do menu teremos o ‘Ubuntu’ como a primeira opção em vez de ‘Ubuntu, com o Linux (versão do kernel)… “. As opções de qual kernel o usuário quer utilizar foram inseridas em uma nova entrada; as “Opções avançadas”.

Novo menu do Grub no Ubuntu 12.10
Nova entrada “Opções Avançadas”

Esta novidade, apesar de simples, com certeza facilitará muito a vida de novos usuários, tendo em vista que um simples “Ubuntu” é o suficiente para o usuário decidir qual Sistema Operacional irá subir, em casos de máquinas com Dual Boot.

Com informações daqui

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.