Treinamento de Monitoramento de Redes com Zabbix na Instruct

Share

Com a crescente demanda de soluções completas e abrangentes de monitoramento de redes de computadores, a Instruct Treinamento e Desenvolvimento de Softwares preparou um dos mais completos treinamentos em Zabbix do mercado.

Por que usar uma solução de monitoramento

Monitorar equipamentos, serviços e aplicações resulta em economia de dinheiro, afinal sistemas parados podem causar grandes prejuízos. É fundamental que sua empresa não tenha os usuários como mecanismo de notificação, acionando o suporte quando encontram problemas e assim os administradores tomam conhecimento que algo aconteceu.

Uma das competências de um sistema de monitoramento é de coletar dados sobre o ambiente e de maneira independente da fonte. Seja ela via SNMP, IPMI ou agentes.

Os dados coletados devem ser comparados constantemente com níveis de qualidade. Quanto houver variações alertas devem ser gerados em múltiplos canais como email ou SMS.

Além de usar os dados coletados na geração de notificações, esses dados devem ser armazenados para análises posteriores.

É impressindível que o sistema de monitoramento forneça metodos de visualização desses dados para que os administradores possam facilmente entender e tomar decisões.

O Zabbix é a solução de código aberto para monitoramento de redes e aplicativos. Ele é projetado para monitorar e acompanhar o status de serviços, servidores e equipamentos de rede de maneira eficiente e escalável, além de fornecer diversos mecanismos para visualização de dados e estatísticas.

Funcionalidades do Zabbix

O Zabbix é capaz de monitorar até 100.000 dispositivos, suportando uma arquitetura distribuída de monitoramento para garantir ampla escalabilidade.

Todos os dados históricos, tendências e configuração são armazenados em um banco de dados. Preparado para controle dos pequenos e grandes ambientes distribuídos, o Zabbix tem um número estimado de usuários ao redor do mundo de pelo menos 40.000 segundo estimativas da Zabbix SIA, empresa responsável pelo desenvolvimento do Zabbix.

É uma solução verdadeiramente Software Livre (GPLv2), não exitindo versões fechadas com adicionais pagos.

No que se refere a redes, o Zabbix foi projetado para lidar com as comunicações instáveis e suporta totalmente IPv6.

Possui suporte a maioria dos sistemas operacionais: Linux, Solaris, HP-UX, AIX, FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, Mac OS X e Windows.

Uma vasta gama de serviços pode ser monitorada sem a necessidade de agente, como protocolos HTTP, POP3, IMAP, SSH e outros, além do suporte nativo ao protocolo SNMP (padrão do mercado para monitoramento e coleta de dados).

Interface de gerenciamento Web de fácil utilização, podendo gerar gráficos em tempo real.

O Zabbix possui uma mecanismo de templates que possibilita o reuso de configurações de maneira rápida e eficiente, tudo controlado pela intuitiva interface Web.

O envio de alertas pode ser realizado via email, protocolo de mensagens instantâneas Jabber ou SMS.

Características do treinamento da Instruct

  • Treinamento realizado com distribuições Linux, sendo Red Hat/CentOS e Debian/Ubuntu.
  • Destinado a Administradores de Rede, Administradores de Sistema, Gerentes e Arquitetos de Infraestrutura e Operações.
  • Aulas possuem atividades focadas em soluções práticas para que sejam utilizadas no dia a dia do Administrador de Sistemas.
  • É pré-requisito ter experiência intermediária com administração de redes e sistemas Linux.
  • A Instruct fornece apostila com informações de referência e exercícios práticos.

[button color=”blue” link=”http://www.instruct.com.br/treinamento-monitoramento-de-redes-com-zabbix.html”]Clique aqui para saber mais sobre o Treinamento em Zabbix da Instruct[/button]

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.