Trabalhando com cálculo na tabela do LibreOffice Writer

Share

Assim como em outros editores de textos, é possível fazer contas em tabelas, utilizando um pequeno recurso de cálculo disponível no LibreOffice Writer. É necessário ressaltar que os recursos disponíveis são bem simplórios e não devem ser confundidos com os recursos sofisticados da planilha eletrônica. Vejamos passo a passo:

1 – Abra o LibreOffice Writer

2 – Vá no Menu TABELA, opção INSERIRTABELA. Se preferir usar a tecla de atalho, aperte simultaneamente as seguintes teclas: CTRL e F12

3 – Defina o número de linhas e colunas desejado. No exemplo a seguir, iremos trabalhar com 5 colunas e 5 linhas. Digite os dados das colunas.

ITEM

FORNECEDOR

VL UNITÁRIO

QUANTIDADE

TOTAL

Monitor

LG

390

10

3900

Impressora

HP

850

5

4250

Tablet

Samsung

1090

3

3270

Total Geral

1142

4 – Posicione o cursor na coluna total, para fazer o cálculo da linha do monitor. Pressione a tecla = (igual). Observe que irá aparecer uma barra de ferramentas de fórmulas, na parte superior, logo abaixo da barra de ferramentas de formatação. Veja o exemplo:

 Identificação dos ícones:

 Fórmula – clicando na seta para baixo, será exibida as operações disponíveis.

  Cancelar

 Aplicar

Observe que o cursor está logo após o sinal de igual, aguardando instruções. Clique no valor unitário do monitor. Veja que na barra de fórmulas irá aparecer a letra da coluna e o número da linha onde está o valor unitário do monitor.

Agora, digite o operador matemático de multiplicação, que é o asterisco *.

Em seguida, clique na quantidade do monitor. Veja que na barra de fórmulas irá aparecer a letra da coluna e o número da linha onde está a quantidade do monitor.

Para concluir o cálculo, clique no ícone APLICAR ou aperte a tecla <ENTER>.

Pronto, o cálculo foi feito. Repita a operação para as linhas seguintes.

Na linha total geral, o procedimento será um pouco diferente. Posicione o cursor na coluna total, na linha total geral. Na barra de ferramentas da tabela, clique no ícone da autosoma. (Ilustração: Borda vermelha).

A barra de fórmulas será exibida, com as células já preenchidas. Para concluir, clique no ícone Aplicar ou tecle <ENTER>.

Pronto! As contas estão prontas. Se alguma alteração for feita nas colunas de quantidade e valor unitário, o cálculo será refeito.

Caso queira fazer alguma alteração nas fórmulas, posicione o cursor nas células que contêm fórmulas e aperte a tecla F2, que a barra de fórmulas será exibida.