Tor está ajudando a salvar o povo do Irã da censura na Web

Share

Nós todos sabemos que o Irã tem um governo ditatorial, que vê com desconfiança tudo, especialmente o que seus cidadãos fazem online. E a gota d’água veio na semana passada, quando o governo conseguiu bloquear o tráfego de blocos criptografados, derrubando inclusive a conexão dos usuário que usavam medidas para burlar os firewalls do governo… isso aconteceu até eles começarem a usar o Tor.

A missão do TOR é simples, a idéia é “facilitar o canal de comunicação anônimo, e foi projetado para ser resistente a ataques de análise de tráfego. Portanto, usando o Tor pode-se fazer uma conexão com um computador sem este ou qualquer outro ter a chance de conhecer o número de conexões IP da origem”. Hoje o  Tor é uma rede global criada por voluntários e é totalmente baseada em software livre.

50.000 iranianos diariamente usam o Tor para anonimizar o seu tráfego. A ação de seu governo foi incapaz de acessar esse conteúdo… sem palavras.

Outra ferramenta desenvolvida pela equipe do Tor após este cenário do Irã é o Obfsproxy, uma ferramenta que mascara o tráfego do cliente com o provedor, fazendo perecer bem menor e inofensivo do que realmente é.

Se você quiser saber mais sobre o Tor, o Obfsproxy e ferramentas de anonimidade online, vou deixar alguns links pra você:

www.torproject.org/projects/obfsproxy

www.torproject.org

Tor: anonimidade online

Instalando o Tor no Debian e Ubuntu (artigo escrito por mim no VOL)

I2P: anonimidade online com total segurança e discrição

N00ter, ferramenta de anonimidade fácil e segura