Tem como eu otimizar o Unity pra rodar no meu PC antigo?

Share

Eu acho o Unity uma ferramenta incrível, pois ele trouxe ao desktop Linux algumas funcionalidades que nós nem sabíamos que precisávamos e percebemos que são essenciais para otimizar nosso trabalho no PC. Porém a verdade seja dita: o Unity é atualmente um dos mais pesados ambientes de desktop Linux, e em alguns casos é impossível utilizá-lo, dependendo do hardware.

Aqui vai uma dica que encontrei no blog espanhol “Ubuntizando” e que realmente funciona. Primeiramente vamos localizar o arquivo .xprofile na home do nosso usuário e abri-lo com nosso editor de textos preferido. Neste exemplo usarei o Gedit (não se esqueça de substituir USUARIO pelo seu nome de usuário no sistema):

cd /home/USUARIO

ls -la | grep xprofile

Se você não possuir este arquivo na sua máquina é só criá-lo utilizando o comando abaixo. E se você possui, utilize o mesmo comando para abri-lo (não esqueça de colocar o ponto no início do nome do arquivo, pois o mesmo é oculto e em sistemas Unix-Like o ponto indica que um determinado arquivo é oculto):

sudo gedit .xprofile

Agora vamos inserir o conteúdo abaixo no nosso arquivo. Lembre-se que se o .xprofile já existir no seu sistema é só alterar o valor para deixar idêntico ao exemplificado abaixo:

export UNITY_LOW_GFX_MODE=1

Agora salve seu arquivo, encerre sua sessão e logue novamente. Basicamente o que fizemos foi desabilitar alguns efeitos do Unity como transparência, desfoque e etc, o que resultará em um menor consumo de processamento e memória, otimizando assim o nosso Unity.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.