SUSE e Microsoft renovam acordo

Share

Microsoft e SUSE renovaram o acordo que existiu entre a Microsoft e a Novell pelos últimos cinco anos. O acordo previa a colaboração entre as duas empresas ao suporte e interoperabilidade entre os sistemas operacionais Windows e Linux. O novo documento garante uma nova extensão do relacionamento por mais quatro anos.  A polêmica está centrada na dita “proteção à propriedade intelectual” oferecida pela Microsoft aos clientes da SUSE, cláusula que acreditam ser incompatível com a GPL.

A Microsoft também se comprometeu a comprar 100 milhões de dólares em certificados SUSE Linux Enterprise. Os certificados são vendidos para clientes Microsoft que desejam ter seus sistemas Linux suportados pela Novell. De acordo com o anúncio, existem mais de 725 clientes no mundo fazendo uso do programa de certificação.

A Microsoft e a SUSE afirmaram que devem focar seus esforços futuros nas áreas de computação em nuvem, virtualização e gerenciabilidade. Um dos exemplos apresentados foram planos para trabalhar em uma solução multi-plataforma para sistemas de nuvem baseados no aplicativo Microsoft Hyper-V e o SUSE Linux Enterprise Server para permitir a migração para arquiteturas de nuvens privadas. Outro plano de cooperação incluirá a integração do Microsoft System Center com o SUSE Manager.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.