Simple LightDM Manager: Altere o login do novo Ubuntu!

Share

O Simple LightDM Ma­nager é uma pe­quena e sim­ples apli­cação que per­mite al­terar de forma muito có­moda o login do novo Ubuntu. A partir do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot o sis­tema de login será di­fe­rente, será usado o sis­tema cha­mado LightDM. Este login tem uma van­tagem enorme aos uti­li­zados an­te­ri­or­mente: tem uma be­leza muito su­pe­rior.

No en­tanto, como o LightDM ainda é um sis­tema novo, não existe ne­nhum software que faça a gestão das suas ca­rac­te­rís­ticas, no­me­a­da­mente a al­te­ração do fundo do login (ou wall­paper). Assim, re­solvi criar um pe­queno software que fa­ci­li­tará muito a al­te­ração do fundo do login, evi­tando você ter de editar arquivos com­plexos.

Assim, se tem o novo Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot, ex­pe­ri­mente o Simple LightDM Ma­nager e diga-nos o que achou!

 

Simple LightDM Manager

 

Tal como o pró­prio nome in­dica, é um gestor ex­tre­ma­mente sim­plista e, por isso mesmo, só per­mite mo­di­ficar o fundo do login (ou o wall­paper do login) e al­terar (ou até re­mover) o lo­góotipo do Ubuntu. No en­tanto, es­pero em pró­ximas ver­sões in­cluir ou­tras op­ções no­me­a­da­mente a al­te­ração das fontes e mesmo dos ícones pre­sentes no login!

 

LightDM modificado no Ubuntu 11.10 Oneiric OcelotlightDM com fundo com uma cor apenas

 

A ins­ta­lação desta apli­cação é ex­tre­ma­mente fácil tal como a sua uti­li­zação. Re­la­ti­va­mente à ins­ta­lação, ela passa apenas pela adição de um re­po­si­tório e de­pois pedir ao Ubuntu para ins­talar a apli­cação. Quanto à uti­li­zação, creio que é bas­tante in­tui­tiva, no en­tanto, em se­guida mostro o seu fun­ci­o­na­mento.

 

Acerca do Simple lightDM ManagerManager

 

Como fun­ciona o Simple LightDM Ma­nager

A in­ter­face do Simple LightDM Ma­nager é bas­tante sim­ples e é cons­ti­tuída por 3 partes: uma re­la­ti­va­mente ao fundo do login; outra re­la­tiva ao lo­go­tipo apre­sen­tado no canto in­fe­rior es­querdo do login; e de­pois os bo­tões de ações.

 

Al­te­ração do fundo do login

A al­te­ração do do fundo do login tem duas ver­tentes: a apli­cação de uma imagem de fundo ou então a apli­cação apenas uma cor es­co­lhida por você! Caso queira de­finir uma cor de fundo apenas, então clique no botão “Color” e será apre­sen­tado (caso ainda não es­teja) um botão de de­fi­nição de cor. Clique nele e es­colha a cor que pre­tende!

No caso de pre­ferir de­finir uma imagem, então clique no botão “Image” e será apre­sen­tado (caso ainda não es­teja) um botão para es­co­lher o fi­cheiro que quer como fundo do login. De­pois de se­le­ci­onar o fi­cheiro, será apre­sen­tado em mi­ni­a­tura do lado di­reito.

 

Alteração do fundo do Login do Ubuntu

Al­te­ração do lo­go­tipo

Este novo login do Ubuntu, traz por pa­drão o sím­bolo do Ubuntu. Caso você queira al­terar esse mesmo sím­bolo poderá fazê-lo nesta seção! Para tal, caso não queira ne­nhum sim­ples­mente ponha um visto na opção “No Logo“, no caso de querer de­finir um outro lo­gotipo, então clique no botão de es­colha de arquivos e se­le­cione uma nova imagem/lo­gotipo.

 

A alterar o logotipo do login do Ubuntu

Aplique as novas mo­di­fi­ca­ções!

De­pois de você de­finir as vá­rias op­ções do login do Ubuntu, de­verá clicar no botão “Apply changes” para que o login seja efe­ti­va­mente al­te­rado. Como isto é uma al­te­ração de con­fi­gu­ra­ções do sis­tema, então é ne­ces­sário que você di­gite a senha do sis­tema.

 

A Aplicar novas configurações de login do Ubuntu

 

De­pois de di­gitar e, por isso, dar per­missão à apli­cação para al­terar as con­fi­gu­ra­ções, aguarde uns se­gundos e verá que será apre­sen­tada uma men­sagem de su­cesso na al­te­ração do Login. Então, ex­pe­ri­mente ter­minar a sessão ou rei­ni­ciar o Ubuntu para ver o seu novo login!

 

Vídeo de­mons­tra­tivo

 

Ins­ta­lação do Simple LightDM Ma­nager

Tal como re­fe­rido acima, a ins­ta­lação do Simple LightDM Ma­nager é ex­tre­ma­mente sim­ples pois esta apli­cação tem um re­po­si­tório par­ti­cular. Assim, para ins­talar o Simple LightDM Ma­nager pre­cisa pri­meiro adi­ci­onar o seu re­po­si­tório através do se­guinte co­mando do ter­minal:

sudo apt-add-re­po­si­tory ppa:clau­diocn/slm && sudo apt-get up­date

De­pois do pro­cesso de adição do re­po­si­tório ter ter­mi­nado, você apenas pre­cisa de in­dicar ao Ubuntu para o ins­talar. Para tal, clique no botão se­guinte ou então es­creva o co­mando se­guinte no ter­minal:

sudo apt-get ins­tall simple-lightdm-ma­nager

Assim que o pro­cesso ter ter­mi­nado, a apli­cação fica ime­di­a­ta­mente dis­po­nível para uti­li­zação e per­so­na­li­zação do seu Ubuntu!

 

Re­po­si­tório do Simple LightDM Ma­nager:
Simple LightDM Manager : Claudio Novais : Launchpad.

Bugs? Reporte aqui:
https://bugs.launchpad.net/~claudiocn

————————————————–
Fonte: Claudio Novaes em Ubuntued

 

——————–
# [penelope_c]
# :)

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.