Serviços gratuitos de armazenamento na nuvem

Share

Dentre os vários serviços de cloud computing (armazenamento na nuvem) gratuitos disponíveis na web, vamos ressaltar os 4 mais interativos com o usuários.

O primeiro deles, o Dropbox, é super eficiente. Você baixa um aplicativo no site do projeto www.dropbox.com e instala na sua máquina.

O aplicativo criará uma pasta no seu computador. Após isso, é só copiar para a pasta criada os arquivos que deverão ser enviados para a nuvem e deixar que o próprio Dropbox se encarregue de enviá-los .

O Segundo deles é o Opera Unite (www.opera.com), o serviço de cloud do navegador Opera. Como é uma ferramenta do navegador, você precisa baixar o Opera para usar. Ao contrário do Dropbox, quando você aciona o serviço, tudo que está no seu computador pode estar também na nuvem. Você escolhe quais pastas quer compartilhar.

Outro é o SkyDrive (skydrive.live.com), o serviço de cloud da Microsoft. O funcionamento é o mesmo dos anteriores. As principais diferenças são: no SkyDrive, você só faz o upload de um arquivo por vez e nunca de uma pasta inteira, como no DropBox e no Opera Unite. E você precisa ter uma conta do Hotmail para usar. O SkyDrive funciona apenas virtualmente. Ou seja, para alterar qualquer arquivo gravado na ferramenta, você precisa acessar sua conta. Já nos outros dois serviços, se você alterar arquivos que estejam nas pastas compartilhadas, eles automaticamente são alterados na nuvem.

O últime deles é o UbuntuOne (one.ubuntu.com). Mantido pela Canonical e presente nas versões do Ubuntu desde a 10.04. O funcionamento do UbuntuOne é semelhante ao Opera Unite. Você escolhe as pastas da máquina local a serem compartilhadas e pode visualizar os documentos via browser ou, no caso da última versão do Ubuntu, onde você tem um gerenciador do Ubuntu One que facilita todo o processo. Lembrando que não é necessario utilizar o Ubuntu para tem acesso ao UbuntuOne.

A maioria dos serviços gratuitos de Cloud ofereçem até 2 GB de armazenamento, podendo ser aumentada sua capacidade mediante upgrade para contas pagas.