Saiba tudo sobre Arduino!

Share

Arduino é uma plataforma open-source de protótipos eletrônicos baseados em hardware flexível e de fácil uso. Hoje vamos ajudar você a começar, mostrando-lhe algumas das opções disponíveis e como é tão fácil!!

O Hardware Arduino é uma placa de circuito open-source com um microprocessador e pinos de entrada/saída (I/O) para comunicação e controle de objetos físicos (LED, servos, botões, etc.) A placa será tipicamente alimentada através de USB ou de uma fonte de alimentação externa.

O Arduino também tem um componente de software open-source que é semelhante ao C + +. O ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) do Arduino permite que você escreva códigos, compile-os e depois envie-os para a sua plataforma Arduino.

Tudo isso foi projetado para ser fácil de usar, de forma que que artistas e fabricantes possam desenvolver livremente suas ideias. Se você está interessado em construir algo sozinho, dê uma olhada para ver as opções de hardware e software disponíveis.

Variantes Arduino

 

Existem vários tipos de Arduino. E essa variedade permite flexibilidade na escolha da solução perfeita.

Não podemos cobrir todas as opções de Arduino, mas aqui estão as principais opções para você começar.

Arduino Uno

Ele fornece uma base sólida para quem está começando. São várias opções que você vai querer explorar na plataforma. Ele também funciona com acessórios (falaremos mais sobre isso depois).

Arduino Nano

O Nano é quase idêntico ao Uno Arduino, mas é cerca de 1/3 do tamanho do Uno e não usa acessórios facilmente. 

 

 

Arduino Lilypad

A “vitória-régia” tem um design único que pode ser costurado em tecidos para projetos wearable ou de arte.

 

Arduino mega 2560

Mega 2560  tem mais memória e mais pinos I / O do que qualquer outro Arduino. Este é o Arduino maior e melhor para você começar, mas você pode não precisar de tanto poder em seus projetos. 

 

Netduino

O Netduino é o primo do Arduino. Ainda é um hacker hardware open source e uma solução de prototipagem. Porém o Netduino executa .NET Micro Framework em sua base de software. É compatível com Arduino, mas alguns podem necessitar de drivers para funcionar.

 

Para mais hardware Arduino confira o link no final do artigo.

Acessórios Arduino (Shields)

Os Shields adicionam funcionalidades ao seu Arduino num piscar de olhos, literalmente. Você também pode adicionar vários acessórios de uma vez, dependendo de seu tipo de projeto Arduino. Suas funcionalidades vão desde busca no Twitter por uma hashtag específica (ethernet shield) até controlar um carro de controle remoto usando RF (RF shield). O escopo de seu projeto vai até o escopo de funcionalidades dos seus acessórios (ou Shields).

Você vai notar que alguns shields parecem muito com as placas Arduino, mas não se confunda porque os shields não tem poder de processamento, o que é principal para executar o código que você vai escrever em sketches (falaremos mais sobre isso abaixo).

Ethernet

Este é um dos shields mais populares, porque expande o seu Arduino para usar a internet para comunicação e controle. O shield Ethernet é um dos mais versáteis disponíveis.

XBee

O shield XBee faz uma conexão ponto-a-ponto sem fio fácil. Você pode usar isso para montar uma rede entre dois Arduinos ou configurar uma rede mesh toda em Arduinos, que um dia irá dominar o mundo! (hehe..)


Programação (Sketches)

IDE Arduino é uma ferramenta de desenvolvimento multiplataforma escrita em Java. Ela permite controlar todas as funções do seu software Arduino.

Cada programa que você escreve é ​​chamado de esboço e é compilado e enviado para o seu Arduino usando uma IDE. Um monte de desenhos são livremente disponíveis online, e os IDEs ainda vem com uma infinidade de exemplos para você começar com praticamente todas as funções que o Arduino é capaz.

Eclipse e Notepad + + são alternativas populares para escrever seus esboços, porém deixa a desejar no quesito fácil acesso a exemplos de desenho e compilação para o esboço final do Arduino.

Recursos

Este artigo foi projetado para que você possa começar seus projetos de Arduino. Para uma leitura mais completa confira os links abaixo.

Se você tiver mais links úteis ou um projeto Arduino de sua preferência, sinta-se livre para deixar um comentário para compartilhar com todos os leitores.

Ideias do projeto

http://arduino.cc/en/Tutorial/HomePage

http://www.arduino.cc/playground/Projects/ArduinoUsers

http://hackaday.com/category/arduino-hacks/

http://www.instructables.com/tag/type-id/category-technology/channel-arduino/

 hardware de referência  Arduino http://arduino.cc/en/Main/Hardware

Vídeos  http://www.youtube.com/user/makemagazine

http://www.circuitsathome.com/ 

 

Fonte: www.howtogeek.com

 

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.