Saiba porquê 2012 é o ano do Ubuntu

Share

No começo deste ano, já dava pra ter uma ideia da prospecção que o Ubuntu iria ganhar ao longo de 2012. A Canonical começou literalmente com o pé direito ao ser convidada para participar do maior evento do mercado de dispositivos móveis, o World Mobile Congress, demonstrando, o ainda aguardado, Ubuntu para Android e a Ubuntu TV.

Porém foram os últimos 30 dias que ratificaram o título desta matéria: 2012 é o ano do Ubuntu. Um dia antes do lançamento do Ubuntu 12.04 LTS, que ocorreu em 26 de abril, a VALVE, uma das gigantes dos games, confirmou a implementação do Steam e do engine source para Linux, e mais precisamente para o Ubuntu. E não parou por ai, alguns dias após, a EA – Electronics Arts, simplesmente a maior fabricante de games do mundo e responsável por nomes como The Sims e Battlefield, confirma a presença no Ubuntu Developer Summit – UDS-Q, o evento anual mais importante do calendário do Ubuntu, que acontece esta semana em Oakland, California.

Foi um verdadeiro “frenesi” em toda a Comunidade Linux. Até os anti-Ubuntu (mesmo que do jeito deles) se alegraram com a notícia. E para mostrar que realmente está interessada no potencial mercado que o Ubuntu pode oferecer, a EA liberou ontem dois games totalmente grátis via Central de Programas do Ubuntu. Realmente ainda não foi a vez dos mais aguardados, como Battlefield, mas denota claramente que a empresa está disposta a abrir suas portas pros “renegados Linuxers”.

E o Mark Shuttleworth, o que será que deve achar disso tudo? Ele é com certeza o mais entusiasmado. Em recente entrevista ele afirmou que até o fim de 2012 o Ubuntu responderá por mais de 5% do mercado mundial de PCs. Isso representa mais de 18 milhões de máquinas rodando o SO da Canonical. E será que ele está contente com estes números? Com certeza não. Sua meta é, até 2015, o Ubuntu estar rodando em 200 milhões de PCs e smartphones em todo o mundo, o que representaria mais de 50% do mercado mundial!

É uma visão muito ambiciosa? Sim, com certeza. A Canonical atingirá esta meta com o Ubuntu? Não sei, porém a cada dia mais o Ubuntu tem mostrado que, potencial pra atingir esta meta, ele tem de sobra.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.