Saiba mais sobre o novo “rival” do Android

Share

A Mozilla, famosa pelo seu navegador Firefox resolveu entrar no mundo dos gadgets de uma forma surpreendente e desafiadora. Ela irá lançar o Boot to Gecko (ou B2G), uma nova plataforma para smartphones.

Baseado no HTML5, sua promessa é ser ágil e prático entre links e apps (ambos feitos em HTML5), para trazer o que a WEB já possui (como exemplo o Facebook que possui aplicativos rodando na página). O que se tem hoje nos gadgets é apps que “linkam” a um site que é aberto pelo navegador do smartphone. A idéia é que no navegador seja possível instalar apps como no Face. Será possível também usar os apps em outros navegadoes, conforme disse Gary Kovacs, CEO da Mozilla.

O público alvo do Boot to Gecko não será os que possuem gadgets high end como o iPhone e o Galaxy S III, mas sim os que usam aparelhos como Galaxy 5, Xperia Mini, Nokia E71, buscando acesso simples à WEB, joguinhos, redes sociais, funções que não demandam muito hardware.

Como podemos deduzir, o B2G será dependente da Internet (já que tudo nele roda baseado em HTML), e com essa nossa internet “ultra rápida”, já podemos ver o resultado. Aliás, a Vivo também está nessa parada devido à parceria com a Mozilla, devido ao B2G ser lançado aqui primeiro. Todo processamento será na “nuvem”, por isso não exigirá muito hardware e o preço dos dispositivos ficar baixo.

Vale lembrar que a Mozilla já planeja um loja de aplicativos e está estudando como será feita toda a estrutura de armazenamento dos dados. A Mozilla também afirma que o OS será livre, ou seja, aberto para qualquer um que queira modificá-lo.

Será que esse novo OS tem alguma chance de emplacar ? Esse público alvo trocaria o Android já consolidado e com recursos ainda maiores por um sistema totalmente dependente da nossa rede 3G ultra lenta e nada confiável ? Não será um tiro no pé o lançamento no Brasil, já que todo o sistema depende da internet? E você, trocaria o seu smartphone por um com B2G ?

Site do projeto www.mozilla.org/en-US/b2g

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.