Revivendo video games antigos com o RetroArch

Share

Você é daquela época em que baixar emuladores e roms era a febre do momento para quem tinha um computador relativamente bom? Quem nunca jogou super nintendo, game boy color, playstation 1, game boy advance, nintendo 64 e muitos outros em um desses emuladores? Vários sites fizeram muitos sucessos nesta época, como coolrom, o finado emuparadise, entre muitos outros.

Apesar de os emuladores oferecerem a oportunidade de jogar diversos video-games em seu computador, procurar, baixar, instalar e configurar os melhores era uma tarefa um tanto quanto trabalhosa em alguns casos. Quem vivenciou isso sabe como era um saco ter que procurar a bios certa para rodar jogos de playstation 1. Felizmente, nos dias atuais, estes e outros problemas podem ser resolvidos com uma única solução: o RetroArch.

O RetroArch pode ser encontrado em https://www.retroarch.com e é descrito em seu site como uma aplicação para emuladores, motores de jogos e tocadores de mídia. Ele te permite roda jogos clássicos em uma extensiva quantidade de computadores e consoles através de sua simples interface gráfica. As configurações não nele são unificadas, ou seja, basta configurar uma vez e isto será aplicado a todos os emuladores. O RetroArch possui funcionalidades avançadas como shaders, gameplay pela internet, rebubinar o jogo e muitas outras.

Uma das maiores vantagens do RetroArch é o fato de ele ser cross platform, isto é, ele foi feito para rodar nas mais diversas plataformas existentes. Quem é da época dos emuladores sabe como só era possível rodá-los caso seu computador fosse Windows. Com o RetroArch é possível jogar todos aqueles video-games clássicos no Windows, Mac OS X e Linux.

Como se não fosse o suficiente, ele oferece suporte também para sistemas operacionais mais antigos, como os que rodavam no PowerPC Macs e Windows 98 ou 95. É possível utilizar o RetroArch também em dispositivos, já que ele está disponível para Android, iOS, Raspberry Pi, além dos vídeo-games Xbox, Xbox One, PS2, PS3, PS4, PSP, PSVita, GameCube, Wii, Wii U, 3DS e Switch. Caso prefira não baixar nada e utilizar sua versão online, o RetroArch pode ser utilizado com o navegador Mozilla Firefox também.

O RetroArch oferece uma variedade de emuladores, desde os clássicos, como Atari, Nintendo 8-bits, até alguns mais recentes, como o Citra, que é um emulador do Nintendo 3DS. Ele também está disponível em uma gama de idiomas, como Português, Inglês, Espanhol, Chinês, entre outros. Caso você tenha alguma dúvida sobre como instalar e configurar o RetroArch, o site deles possui vários videos ensinando como proceder com cada uma das etapas, incluindo a configuração do idioma e como jogar online, além de conter com uma seção de Frequently Asked Questions (FAQ), ou questões frequentemente perguntadas.

E aí, está pronto para matar a saudade de todos aqueles jogos clássicos que você jogou no passado ou até mesmo daqueles que não teve a oportunidade de experimentar por não terem sido contemporâneos seus? Pois então faça o download do RetroArch, monta de seu acervo de jogos e chame seus amigos para se divertir com você!

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.