Resolvendo erro do Grub durante a instalação do SO

Share

Olá pessoal!

Hoje traremos uma dica rápida. Se você está instalando alguma distro Debian-based em sua máquina e se deparou com o erro abaixo:

O pacote ‘grub’ falhou em instalar-se dentro de /target/. Sem o carregador de inicialização GRUB, o sistema instalado não irá inicializar.

Provavelmente já deve ter tentado de tudo para resolver, correto? Já baixou outra ISO, refez seu pendrive bootável (ou DVD), porém nada resolveu…

Enfim, este erro na verdade não é da distro em si, porém do instalador do Grub. Existem duas formas de resolver este erro (no meu caso com o Kali Linux, só funcionou a segunda):

Modo 1

Você deve habilitar o download de atualizações e a instalação de softwares de terceiros, durante a instalação do SO. Desta forma, todos os pacotes instalados em sua máquina já serão os mais atuais do repositório.

Modo 2

Este erro se dá pois o instalador do Grub não consegue enxergar as partições que você criou durante o particionamento do disco (provavelmente você selecionou o particionamento automático “modo iniciante”). Uma dica válida é particionar manualmente e marcar a partição onde estará instalado a raiz do sistema (“/”) como partição primária. Caso mesmo assim não funcione, marque a swap também como partição primária ao invés de lógica.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.