Redimensionamento de partições com LVM – parte II

Share

Bom gente, no artigo anterior comentamos sobre a criação de uma partição ou disco LVM. Falamos sobre a criação do Volume Físico (PV), Grupo de Volumes (VG) e dos Volumes Lógicos (LV). Hoje abordaremos o redimensionamento, propriamente dito.

Redimensionar volumes lógicos poderá ser mais simples do que redimensionar partições, porque o LVM remove a necessidade de separar conjuntos contíguos de setores numerados na forma de partições. Redimensionar o volume lógico em si é conseguido por meio do comando lvresize.  Este comando tem uma série de opções (consulte sua página man para obter detalhes), mas a mais importante é -L, que toma um novo tamanho ou uma alteração de tamanho, sendo uma alteração denotada por um sinal de mais (+) ou de menos (-) à esquerda. Também é preciso oferecer um caminho para o volume lógico. No exemplo abaixo, aumentaremos o volume lógico lv01 em 1Gb.

# lvresize -L +1G /dev/vg01/lv01

 

Este comando ajusta o tamanho do volume lógico especificado. Tenha em mente, que o tamanho do sistema de arquivos contido no volume lógico não foi alterado. Para ajustar o sistema de arquivos, é preciso usar uma ferramenta específica do sistema de arquivos, como o resize2fs. Quando usado sem opções de tamanho, essas ferramentas redimensionam o sistema de arquivos para preencher o tamanho do novo volume lógico, o que é conveniente ao aumentar um volume lógico.

# resize2fs /dev/vg01/lv01

Se quiser diminuir um volume lógico, a tarefa é um pouco mais complexa. É preciso primeiro redimensionar o sistema de arquivos (usando resize2fs ou ferramentas similares) e, a seguir, diminuir o volume lógico para corresponder ao novo tamanho. Por causa do potencial para erros danosos, caso defina acidentalmente o tamanho do volume lógico como muito pequeno, recomendo primeiro diminuir o sistema de arquivos para algo significativamente menor do que seu tamanho alvo, em seguida redimensionar o volume lógico para o novo tamanho correto e, a seguir, redimensionar o sistema de arquivos para aumentar seu tamanho, baseando-se no recurso de redimensionamento automático para que o sistema de arquivos preencha exatamente o tamanho do novo volume lógico.

Vamos redimensionar o sistema de arquivos presento no volume lógico para 500Mb.

# resize2fs /dev/vg01/lv01 450M

 

Agora sim,  podemos redimensionar o Volume Lógico:

# lvresize -L 500M /dev/vg01/lv01

Notem que não usamos o sinal de (-) ou (+). Com este comando estamos definindo um LV de 500Mb, e não adicionando 500Mb.