Recuperando Cartão SD danificado no Ubuntu

Share

Hoje vamos aprender a recuperar um cartão SD (ou um HD, HD externo, Pendrive ou qualquer mídia removível) danificado. Para isso usaremos o nosso Ubuntu (ou a sua distribuição linux preferida) e as ferramentas testdisk e Gparted. Vamos lá!

Pera ai, mas como sei que meu cartão SD está danificado?

Simples: quando você conecta ele no seu PC e ele dá erro na montagem. Isso é muito comum de acontecer após você retirar uma mídia removível do seu PC sem “removê-la” ou “ejetá-la” do seu sistema antes.

O primeiro passo é abri nosso terminal e instalar o testdisk

sudo apt-get install testdisk

Agora vamos abri-lo:

sudo testdisk

E será aberta a tela abaixo:

Clique em Create e vamos prosseguir. Na próxima tela serão mostrados os discos presentes no seu sistema (montados ou não). Escolha o que quer recuperar e clique em Proceed.

Na próxima tela o próprio testdisk irá marcar o sistema de arquivos que seu cartão SD foi formatado. Caso seja um sistema diferente dos apresentados, ele irá marcar none. Note que é imprescindível usar a opção que o testdisk marcou. Só mude se você tiver extrema certeza disso.

Na próxima tela vamos clicar em Advanced

Selecionamos a partição (ou o sistema de arquivos) e clicamos em Undelete

Neste ponto você poderá fazer backup do seu cartão SD. Para selecionar todos os arquivos pressione a, para selecionar 1 por 1, pressione c no arquivo desejado.

Na próxima tela você terá a opção de salvar o seu backup em algum diretório no seu disco primário do sistema. Escolha onde quer salvar pressionando Enter (se for uma pasta sem sub-pastas) ou c para selecionar a pasta que está sendo exibida.

Após o backup com sucesso, será mostrada a tela abaixo

Pronto. Nossos arquivos estão salvos. Pressione q até sair do testdisk. Agora é só formatar novamente nosso cartão SD, e para isso usaremos o Gparted. Clique aqui para instalá-lo ou abra seu terminal e digite:

sudo apt-get install gparted

Escolha a unidade a ser formatada, clique com o botão direito nela, clique em Novo, escolha o sistema de arquivos e as outras opções que desejar, e aplique as alterações.

Pronto, copie os arquivos que fizemos backup de volta para seu cartão SD. Viu como é fácil?

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.