Recuperando arquivos apagados com SHIFT + Del

Share

Estes dias um amigo me pediu ajuda em seu trabalho da faculdade sobre Análise Forense, onde o professor queria que fosse utilizado o BackTrack para recuperar alguns arquivos deletados em uma partição NTFS.

Bom, existem alguns utilitários para Linux que cumprem esta finalidade de recuperar dados, como é ocaso do Scalpel, porém, como um dos pré-requisitos do trabalho era o uso do Back Track, e ele não possui o Scalpel (apesar de podermos instalá-lo sem problemas), indiquei pra ele a ferramenta PhotoRec, que no meu ponto de vista, é uma das melhores para recuperação de dados. Seu uso é bem simples e ela suporta inúmeros tipos de arquivos diferentes.

Neste blog existe um tutorial bem completo e objetivo que irá lhe guiar em todos os passos até a recuperação dos arquivos, confira!

O caso desse meu amigo era um trabalho de faculdade, ok. Mas quem nunca apagou um arquivo sem querer? Eu mesmo já fiz isso (e pior que recentemente, rsrs). Tome sempre cuidado com seu “SHIFT + Del”. Mesmo existindo ferramentas que possam recuperá-lo você poderá ficar em “maus lençóis” por apagar um arquivo que não deveria ser apagado.

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.