Receba aviso de novos emails diretamente na sua Área de Trabalho no Ubuntu ou Mint

Share

Este artigo é sobre como se manter informado sobre novos e-mails sem realmente abrir seu cliente de email, usando uma ferramenta de indicação útil chamada popper. Popper é silenciosamente executado em segundo plano e lhe mostra um aviso quando um novo e-mail chega à sua conta de correio, contendo remetente do e-mail, o assunto e o momento em que chegou.

 

Instalando o Popper

O Popper não está disponível nos repositórios do Ubuntu, por isso primeiro iremos adicionar um repositório PPA para poder baixá-lo. Abra um terminal e digite os seguintes comandos para instalar Popper:

sudo add-apt-repository ppa:ralf.hersel/rhersel-ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install popper

 

Depois, abra as configurações do Popper em Menu > Aplicativos > Internet > Configuração do Popper.

Se você está usando o Unity, procure na barra de pesquisa por “Popper”.

 

Configurando o  Popper

O que você basicamente precisa fazer para configurar Popper é a mesma coisa que você faz quando realiza configuração de um cliente de email como o Thunderbird ou o Evolution:

 

  • Nome – Para que você possa identificar a conta.
  • Servidor – Introduza seu servidor de email aqui. Geralmente é algo como mail.exemplo.com.
  • Usuário – Digite aqui seu usuário de email. Exemplo, sejalivre@exemplo.com
  • Senha – Digite a senha de sua conta aqui
  • IMAP – O IMAP é o tipo mais comum de protocolo para recuperar e-mails de servidores. É provável que ele também seja usado pelo seu provedor. Só preencha este campo se você tiver certeza.
  • Pastas – Se você quiser que o Popper verifique somente algumas pastas da sua conta de email. Deixe a linha em branco se você quiser todo o conteúdo de suas pastas.
  • Porta – Digite aqui a porta que é usada para recuperar e-mails de seu servidor. Se você já configurou a mesma conta via Thunderbird, confira lá e copie pra cá.
  • Verificação da Freqüência – O intervalo que o Popper irá verificar a sua conta de e-mails

 

Depois de ter introduzido todas as informações, vá para a guia “Notificação”. Lá, marque a caixa “Notificar-me por novos e-mails” para receber uma notificação como esta:

 

 

 

Iniciando o Popper

O Popper é ativado após o login automaticamente. Porém é necessario instalar um indicador de mensagens para que o Popper funcione corratamente:

sudo apt-get install indicator-messages

 

Para que o Popper apareça na lista de aplicativos ou no dash do Unity, normalmente você precisa iniciar uma nova sessão.

 

 

Fonte: www.howtoforge.com