Qual será o futuro do Pear Os?

Share

O projeto Pear Os foi oficialmente descontinuado pelo seu desenvolvedor David Tavares, que fez o comunicado através das redes sociais, em seu perfil no Google + David afirma que seu sistema foi comprado por uma grande e conhecida empresa, e que essa tal empresa dará continuidade ao sistema;

O seu futuro está agora nas mãos de uma grande empresa que quer manter o anonimato por enquanto. O conceito tem agradado a eles e agora quer continuar e melhorar o sistema para seus próprios produtos. Eu não posso dar um nome, mas é uma grande empresa bem conhecida …

David ao final de sua menagem diz que esta indo em direção a outros projetos

Eu estou indo em outra direção.

David acaba seu comunicado pedindo aos usuários do Pear Nuvem para recuperar seus arquivos até o dia 31 de janeiro e agradece a todos que aderirão ao Pear e que espera em breve voltar ao mundo open source;

Usuários Pear nuvem deve recuperar seus arquivos em servidores Pear nuvem.

Em 10 dias (31 de janeiro), os arquivos serão apagados e o servidor estará offline.

Outra grande obrigado a todos e espero voltar à cena de código aberto muito rapidamente.

Agora fica a dúvida, o Pear Os teria mesmo sido vendido a uma grande empresa? Ou foi uma desculpa dada por David para não revelar o verdadeiro motivo?

Alguns fóruns e sites americanos acabaram especulando que a empresa por traz de todo esse mistério teria sido a Samsung, que teria comprado seu sistema para rodar em sua nova linha de tablets.

Já outros afirmam que essa foi uma desculpa usada por David para não revelar o verdadeiro motivo por traz dessa misteriosa façanha. E especulam que o motivo para que o desenvolvimento do sistema fosse interrompido foi a Apple, que teria se sentido de alguma forma ameaçada pelo Pear Os.

Já uma pequena minoria acredita que David estaria trabalhando em um projeto de servidores para os sistemas BSD, o que o teria deixando sem vias para desenvolver o Pear.

Confira a mensagem na íntegra;

Pear OS and Pear Cloud are no longer available for download.

Its future is now in hands of a company who wants to remain anonymous for the moment. The concept has pleased them it and now wants to continue and improve the system for their own products. I can not give a name but it is a very large company well known …

I want to thank all users, moderators and other developers who have made Pear OS it is today, that without this adventure would not have been possible.

I’m going in another direction.

Pear Cloud users must recover their files on Pear Cloud servers.

In 10 days (january 31), the files will be deleted and the server will be offline.

Another big thank you to all and I hope to return to the scene of open source very quickly.

Cordially.

David

Então, qual o futuro que essa maravilhosa distribuição tomará? Será mesmo que a Samsung comprou o Pear? Fica a dúvida!