Qual melhor aplicativo de VoIP para Android: Skype ou Viber?

Share

O Skype e o Viber são atualmente os melhores softwares de VoIP disponíveis para smartphones Android (inclusive para iPhone também); tecnologia que permite realizar chamadas telefônicas através da Rede de Dados do dispositivo. Mas, entre os dois , qual é o melhor?

Skype é certamente o mais conhecido. Após baixado e instalado via Market , você será solicitado a colocar sua conta Skype ou criar uma nova. O aplicativo tem três opções: sincronizar todos os contratos, apenas sincronizar contatos do Skype existentes e não sincronizar nada. Na página principal da aplicação você pode encontrar quatro categorias principais no menu: Contatos, Chamadas Recentes, Telefone e Perfis .

O primeiro é uma simples lista de contatos adicionados, mostrando quem está disponível, o segundo fornece todas as informações sobre eventos que ocorreram recentemente no Skype (chamadas telefônicas, números discados e etc), o terceiro abre um teclado virtual e o menu Perfis, mostra o seu perfil com algumas opções de mudança e customização.

A qualidade de voz do Skype é muito boa, tanto em redes Wi-Fi como em 3G. O vídeo é suficientemente claro e fluente, porém você pode encontrar problemas se a sua chamada for entre um smartphone e um PC (ligações entre usuários Skype).

Viber é mais recente, mas já é considerado capaz de competir com o Skype de “igual pra igual”. Uma vez instalado, você será solicitado a definir o país e introduzir seu número de telefone. Após isso, o aplicativo envia uma mensagem de texto dando o número do código necessário para começar a usar a aplicação. Recebida a mensagem de texto e definido o código dentro do app, o Viber está pronto para funcionar .

A sua agenda é completamente sincronizada e imediatamente torna-se acessível ao Viber, mostrando não apenas as informações de costume, mas também se os contatos têm o Viber instalado no seu smartphone.

O interessante do Viber é que ele envia, recebe mensagens e recebe ligações mesmo que você não tenha aberto o aplicativo ainda.  A qualidade das chamadas de voz é boa, embora inferior ao Skype, e infelizmente com momentos em que você se sente muito desconfortável com o retorno da sua própria voz (dependendo da conexão de rede).

Em conclusão,  o Skype é muito mais avançado, com mais recursos e maior desempenho, mas requer que o usuário esteja sempre conectado, e isso consome a bateria. O Viber, ao contrário, é mais leve, feito para aqueles que ocasionalmente querem efetuar ligações e enviar mensagens sem pesar na conta telefônica.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.