Purism Librem 15, o Notebook 100% livre está a caminho

Share

É comum vermos notebooks sendo vendidos com algum sistema operacional GNU/Linux, como é o caso dos computadores da Dell e Lenovo, além de fornecedores especializados em Linux como a System76 e a ZaReason. Mesmo assim a Free Software Foundation (FSF) não aprova nenhum destes sistemas operacionais pois os mesmos vem com firmwares proprietário. Porém este cenários está mudando…

A Purism, que é especializada em projetos de código aberto, lançou um projeto para criar o primeiro notebook puro-software livre: o Purism Librem 15.

Este projeto está arrecadando doações para sair do papel (a meta é US $ 250.000 e já levantaram 82 mil dólares) e a esperança é que em um futuro próximo os softwares livres possam substituir os proprietários, principalmente no quesito UEFI vs. BIOS.

A empresa está trabalhando na abertura do código-fonte para um conjunto de blobs binários para que o dispositivo funcione: o Intel Firmware Support Package (FSP)

As configurações do Librem 15 deverão ser uma tela de 1920×1080 de 15,6 polegadas, um processador de 3.4 Ghz 4-core CPU Intel i7, Intel Iris Pro Gráficos 5200, 4 GB de RAM, Wi-Fi 802.11n, e uma webcam de 720p, e ele deverá chegar ao mercado por US$ 1.499 (no Brasil vai custar quase igual a um MacBook…)

A data de lançamento, se tudo der certo, será abril 2015, e virá com um sistema GNU/Linux de 64-bits ( provavelmente o Trisquel, que é baseado no Ubuntu).

Fonte

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.