Protestos contra a SOPA acontecerão dia 18 #AInternetVaiParar

Share

Reddit e Anonymous estão preparando uma ação contra a lei anti-pirataria norte-americanos para o dia 18 de janeiro 

O blecaute começou. Não é nem o Google nem o Facebook, mas é um começo: o Reddit, site de compartilhamento de notícias, ficará fechado por 12 horas na próxima quarta-feira, 18 de janeiro. O Anonymous também preparou uma ação semelhante.

—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook e no Google+

A Sopa poderá bloquear domínios de sites supostamente envolvidos com pirataria, além de penalizar anunciantes e proibir serviços de pagamento a negociarem com os infratores. “Há poderosas forças tentando censurar a internet”, disse o Reddit em sua justificativa.

O Reddit é um dos sites que podem sair do ar caso a Sopa, lei antipirataria que está sendo discutida nos EUA, seja aprovada. O Reddit funciona com votos: os usuários postam os links e a comunidade decide a relevância através de votos.

Em vez de sair do ar totalmente, o Reddit fará um blackout direcionado: mostrará apenas links e documentação relativa à lei.

O Anonymous também anunciou um período de silêncio no mesmo dia. A conta @AnonymousIRC ficará muda na próxima quarta-feira. O protesto já tem hashtag: #SOPAblackout ou #J18.

Google, Facebook, Twitter e outras empresas também estudam ações parecidas contra a lei. A iniciativa do Reddit tem o apoio da Wikipedia.

 

Por Tatiana de Mello Dias em blogs.estadao.com.br

 

Aqui no Brasil, manifestações contra a Sopa já estão sendo planejados. No twitter, a hastag #AInternetVaiParar está se expalhando.

Nós do Blog Seja Livre, incentivamos irrestritamente o uso da hastag acima. Não podemos deixar que o “último continente ainda não colonizado”, a internet, seja controlada por uma minoria elitista que só visa “seu próprio umbigo”.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.