Projeto Gnome escolhe o JavaScript como linguagem para suas aplicações

Share

No último GNOME Developer Experience Hackfest, que aconteceu de 30 de Janeiro a 1º de Fevereiro em Bruxelas, a pergunta que mais se ouvia era: “Em qual linguagem devo escrever minhas aplicações para o Gnome?” E a resposta foi bem clara: JavaScript!

Travis Reitter, um dos principais desenvolvedores do Gnome, e quem também tem diversos trabalhos escritos em JavaScript, apresentou no evento a ideia de utilizar a linguagem por ser rápida, de fácil integração com a Web, tendo em vista que muita coisa na web hoje é em JavaScript, além da fácil integração com outros Sistemas Operacionais, como o Windows 8, que utiliza amplamente o JavaScript.

A ideia de Reitter foi bem aceita e o Projeto Gnome decidiu continuar a escrever documentação para outras linguagens, porém priorizar o JavaScript, além de incentivar que as novas aplicações sejam escritas em JavaScript.

Mas o que isso muda?

Basicamente dois pontos principais nós podemos destacar. O JavaScript trará muito mais velocidade nas aplicações do Gnome e possibilitará um nível de integração incrível com serviços web. Isso é visão de futuro, tendo em vista que a TI está caminhando cada vez mais para as aplicações nas nuvens.

Fonte

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.