Precisão com ifdata

Share

Quando queremos saber o ip de uma interface, logo vem na mente executar o comando ifconfig(existe outros comandos, é claro) e o mesmo dispõe diversas informações sobre parâmetros TCP/IP. Entretanto, somente quero visualizar o ip da interface e mais nada… e agora ???

Significado de precisão

Característica do que é preciso, designação de exatidão, brevidade ou sintetismo. Um comando que pode encaixar perfeitamente com essa definição em nosso cenário é a ferramenta ifdata.

O comando ifdata

O mesmo é pertencente ao pacote Moreutils, podendo ser utilizado para verificar a existência de uma interface de rede,bem como, obter informação com brevidade de sua interface de rede, tais como, máscara de rede, endereço de broadcast, entre outros. Ao contrário do comando ifconfig e ip, a ferramenta ifdata  apresenta uma saída simples podendo ser facilmente utilizada por um script shell.

Instalação

RedHat/CentOS/Fedora

# yum install moreutils

Debian/Ubuntu

# apt-get install moreutils

Exemplos de utilização

Visualizar o endereço IP, máscara derede, endereço de broadcast e MTU

# ifdata -p eth0

Visualizar “somente” o IP da interface

# ifdata -pa eth0

Visualizar o endereço da rede

# ifdata -pN eth0

Visualizar o “MTU” da interface

# ifdata -pm eth0

Visualizar o endereço de broadcast

# ifdata -pb eth0

Para obter maiores informações sobre o comando ifdata, execute man ifdata.

 

 

 

 

 

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.