Por que mudar para Linux?

Share

Há 10 (dez) anos  a tras começo a entrar no mundo de TI, e de quebra começo  com sistema operacional Windows, como usuário “curioso” que gosta de fuçar o sistema caçando mistérios e desvendando melhor o funcionamento como um todo. Porém, de lá para cá, jamais comprei um livro sequer do sistema do “tio bill”. :-(

O sistem operaconal Windows é bem facil de usar, simples e pratico, até mesmo resolver problemas nele é muito mais facil, isso vai depender do conhecimento do usuario tbm. Acontece que o SO do Tio Bill deixa o usuario final muito acomodado, facilitando demais a vida do usuario, isso faz com que impeça o profissional de aprender e evoluir nos conhecimentos e aprendizagem, basta dar NNF (Next Next Finish) e pronto esta tudo resolvido.

Saindo do comodismo

Existe muitos técnicos de micro que não gostam do sistema operacional Linux por ser muito “difícil e complicado de mexer”, ou seja lá qual forem os outros argumentos. O profissional não deve acomodar-se a um tipo de sistema operacional, um tipo de software de edição de imagens, um tipo de editor de texto, um tipo de programa gráfico, etc. Devemos sempre experimentar diversos tipos de softwares e sistemas para ampliar o nível de conhecimento. digo isso aos colegas que fizeram curso de manutenção de micro: “estude Linux. Estude Linux. Estude Linux”.
Hoje em dia a maioria dos concursos publicos pede conhecimento em Linux.

O início

Quando iniciei o sistema do pinguim, no ano de 2007, levei um tremendo tempo para aprender a usá-lo. A distro era Ubuntu 7.4 . Instalei em meu micro em dual boot com o Windows e surgia erro ao iniciar. Foram várias tentativas e nada. Após alguns dias, consegui instalar o Ubuntu, mas o achei complicado por ser tão diferente do Windows em termos de tudo: instalação de programas, configurações de sistemas, rodar vídeos, etc.

Após alguns dias mexendo e fuçando comecei a familiarizar com o pinguim, entao entrei de cabeça no mundo Livre e perfeito que é o Linux. Nessa época eu estava fazendo faculdade de Redes entao quando entrei na materia de Servidores, roteamentos, cabeamentos e etc, foi a onde eu comecei a pegar gosto pelo pinguim e entao a me dedicar mais e mais no Linux.
Então depois de alguns meses eu retirei o Windows do meu micro e desde de entao nao uso mais Windows.

A satisfação

Digo-lhes o quão estou satisfeito com o sistema do pinguim, como também pela facilidade de corrigir erros, muito mais fácil que no Windows. Outro fator excelente é a rapidez da instalação, como também da inclusão de diversos drivers e softwares. No sistema do tio bill levaria mais tempo de tê-los pronto e funcionando perfeitamente – uma tremenda dor de cabeça. Além disso, é imune a vírus e todo tipo de praga que assombra o Windows. Portanto, meus colegas, venham para Linux. Desde que uso Linux, sempre naveguei na internet sem antivírus, apenas só com firewall. por precaução, passo um antivírus do Linux e nada encontrado, e meu micro continua do jeito que estava: rápido e limpo.

O conselho

Um de meus colegas gostou demais do Linux e usa-o como sistema operacional padrão. Porém ainda precisa do Windows para tarefas que ainda não estão disponíveis no sistema do pinguim. Outros começaram a experimentá-lo para sentir o sabor do software livre em termos de facilidades de uso, estabilidade e segurança. Portanto, quando se deseja migrar para o software livre, não se deixe levar pelos comentários de pessoas dizendo que o Linux não presta “por isso ou aquilo ou seja lá o que for”.

De fato, o grande problema dessas pessoas que falam mal do Linux é, sem sombra de dúvida, a falta de informações sobre o sistema do pinguim e, principalmente, não teve “aquele contato com gosto” como tem no Windows. Minha interrogação é: “foi fácil aprender o Windows quando você ingressou numa escola de informática?”. Provavelmente a resposta é “não”. O mesmo será para Linux; no início é difícil, mas com o passar do tempo será mais fácil que fritar um ovo.
Sejam bem-vindos ao Linux!


Algumas Comunidades, Referencias e Ajuda:

https://sejalivre.org
https://www.vivaolinux.com.br
https://sempreupdate.org/
http://www.diolinux.com.br/


:::… Viva o Linux …:::

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.