Placas Arduino: um sonho de infância!

Share

Você já pensou em construir um dispositivo físico interativo a partir de peças de um liquidificador quebrado?…
Nos filmes têm sempre alguém que desmonta alguns eletrodomésticos e cria um rádio capaz de contactar outros mundos ou cria um mini robô com IA ou cria um outro “badulaque” interativo qualquer… Pois é, tudo isso continua sendo ficção, mas qualquer semelhança é mera coincidência. Apresento-lhes Arduino (ou “Arduíno” no bom pt-br).

Arduíno é uma plataforma de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR de placa única, com suporte de entrada/saída embutido e uma linguagem de programação padrão, na qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas. Pode ser usado para o desenvolvimento de independentes objetos interativos, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro.

O software usado para editar a programação de uma placa Arduíno é o Arduíno IDE.
O Arduino IDE é uma aplicação multiplataforma escrita em Java na qual é derivada dos projetos Processing e Wiring.É esquematizado para introduzir a programação a artistas e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software. Inclui um editor de código com recursos de realce de sintaxe, parênteses correspondentes e identação automática, sendo capaz de compilar e carregar programas para a placa com um único clique. Com isso não há a necessidade de editar Makefiles ou rodar programas em ambientes de linha de comando.

Despois de tanta “facilidade” vale a pena conferir o que o pessoal tem inventado a partir do Arduíno. Seguem dois vídeos de tirar o fôlego:

–> No primeiro o cara apaga a luz do quarto com S.O. Androide + Arduíno
–> No segundo o projetista cria um Robô Hexápode Wireless

As placas do Arduíno são comercializadas nos chamados “modelos clones”  e são montadas por diversos fabricantes (Você pode comprá-las como kits pela internet. Todo mundo aqui no Brasil tá vendendo).
Existem infinitas possibilidades com o Arduíno. Faça seu projeto.

{fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arduino
Arduino: Robótica para iniciantes. Olhar Digital (21 de março de 2010)
O que faz uma Placa Arduino ser um Arduino? Projeto Arduino
Processo de construção do Arduino.Projeto Arduino
Página principal do projeto
Hardware.processing. Processing.org
http://www.youtube.com
}

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.