ODF 1.2 inclui nova padronização para planilhas

Share

Na lista de discussão oficial do grupo OASIS, Chet Ensign, Diretor do Desenvolvimento de Padrões, anunciou que o padrão ODF 1.2 já foi aprovado. O Open Document Format for Office Application foi atualizado pela última vez em fevereiro de 2007, com a aprovação do padrão ODF 1.1.

Segundo Rob Wier, arquiteto do padrão, as principais mudanças no ODF 1.2 incluem a introdução do OpenFormula, o suporte para formato de metadados XML RDF/RDFa e o acréscimo de suporte à assinatura digital.

A OpenFormula define, pela primeira vez no padrão ODF, o formato das fórmulas de uma planilha. A ausência dessa especificação nas versões anteriores causou problemas com a interoperabilidade entre diferentes implementações de planilhas ODF 1.0 e 1.1. A OpenFormula da nova versão deve fornecer uma maneira padronizada para que qualquer programa possa trocar definições de fórmulas.

O ODF é um dos formatos com reconhecimento e padronização ISO para aplicativos de produtividade, baseado em XML. Ele se encontra implementado em diversos softwares abertos, como OpenOffice, LibreOffice, GNUmeric e Abiword, e até mesmo em software “na nuvem”, como o Google Docs.

Com informações de Linux Magazine

 

———————–
Fonte: iMasters

 

———————-
# [penelope_c]
# :)