O que virá de novo no Ubuntu 13.10 “Saucy Salamander”?

Share

Faltando ainda 3 meses pro lançamento oficial do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander (25 de outubro) e estando praticamente no meio do ciclo de lançamento, algumas novidades já podem ser confirmadas.

Nós preparamos esta lista das principais implementações que deverão vir no 13.10.  Confira:

Busca Inteligente (Smart Scopes)

Basicamente é uma aplicação que possui mais de 100 lentes integradas, que permitem aos usuários terem acesso direto do Dash do Unity a serviços online, como por exemplo o Google Drive, YouTube, Wikipédia, Yahoo!, Vimeo, dentre outros. E que, se você não sabe, a Microsoft copiou na cara de pau pra implementar no Windows 8.1 :-)

unity-smart-scopes_3

Mir – o novo servidor gráfico do Ubuntu

Apesar de ter sido anunciado durante o ciclo de lançamento do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail, o Mir só vai realmente aparecer no Ubuntu à partir do 13.10. Ele é um servidor de ambiente gráfico que substitui o Servidor X e é totalmente otimizado pro Unity. Apesar de estar disponível para todos os sabores do Ubuntu e ter rodado muito bem em outros ambientes gráficos como o XCFE e LXDE, alguns times de desenvolvimento como o do Lubuntu e Kubuntu, já anunciaram que não irão aderir ao Mir por questões de licenciamento dele na GPLv3 (saiba mais aqui)

Bom, vamos ver assim o Ubuntu vem “menos pesado” que nas últimas versões né… rs.

Xubuntu com Mir
Xubuntu com Mir

Unity 7

A versão 7 do ambiente de desktop padrão do Ubuntu, o Unity, chega ao 13.10 com melhorias incríveis de performance, como otimizações específicas para rodas os Smart Scopes sem “pesar muito” nas máquinas. Os desenvolvedores implementaram lançadores baseados em C a fim de acelerar o carregamento das lentes.

Como esta versão do Ubuntu será a primeira a rodar tanto em desktops como em dispositivos móveis, os desenvolvedores implementaram por padrão suporte a API Json (JavaScript Object Notation), a qual acelera muito a leitura/escrita de dados.

Aplicativos do Ubuntu Touch

Como já comentamos acima, à partir de agora o Ubuntu serpa um sistema híbrido, ou seja, funcionará com o mesmo core tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. Pensando nisso a Canonical implementou algumas aplicações exclusivas do Ubuntu Touch no core do Ubuntu. No vídeo abaixo você fica por dentro de algumas aplicações que já foram inseridas.

Configurações de Privacidade

O Ubuntu usa por padrão o Zeitgeist para registrar e rastrear eventos nos logs do sistema. À partir da versão 13.10 nós teremos ainda o Activity Log Manager – uma espécie de módulo para o Zeitgeist que permite o usuário ajustar a atividade de monitoramento do Zeitgeist, ou seja, o usuário será capaz de selecionar os tipos de arquivos que serão monitorados (como por exemplo, a remoção de faixas de música nos eventos controlados pelo Zeitgeist), bem como apagar o histórico de uso da máquina.

activity log manager 096 saucy

Outras novidades interessantes ainda virão por aí até a liberação final do Ubuntu 13.10. Fique ligado no Seja Livre pra se manter atualizado sobre o que teremos de novidade no Saucy Salamander.

 

 

 

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.