O que fazer após instalar o Fedora 21?

Share

O Fedora 21 foi lançado no fim do ano passado e nós já postamos aqui no blog sobre a instalação do EasyLife, que é uma ferramenta incrível para se instalar praticamente tudo que você precisa no seu Fedora e sobre a atualização do Fedora 20 para o Fedora 21.

Mas se você é um usuário novo e ainda não sabe o que poderá precisar ou como deixar o Fedora mais a “sua cara”, separamos abaixo algumas dicas pra lhe auxiliar. Vamos lá!

Antes de mais nada vamos nos certificar de estarmos usando as fontes de pacotes mais atuais dos repositórios. Abra seu terminal e execute o comando:

$ sudo yum update

 

1. Personalize o ambiente de trabalho Gnome Shell

 

O que a maioria dos usuários quer é deixar seu ambiente de trabalho mais personalizado. Para isso vamos instalar o Gnome Tweak Tool, que é uma ferramenta onde você poderá através dela mudar o pacote de ícones do sistema, o tema da área de trabalho e janelas e muito mais.

Abra seu terminal e execute o comando:

$ sudo yum install gnome-tweak-tool

Após instalado pesquise por “Gnome Tweak Tool” no menu de aplicativos e abra-o. Agora é só configurar facilmente as opções para o seu ambiente de trabalho. Navegue nas guias disponíveis para ver as opções.

 

2. Instale repositórios extra

Nos repositórios oficiais do Fedora não existem softwares que não sejam livres. Por isso geralmente usamos os repositórios de terceiros para instalarmos alguns aplicativos e utilitários (como codec de mp3, flash-player e etc). Para isso vamos adicionar os repositórios RPMFusion.

Acesse o site http://rpmfusion.org e clique no link “Enable RPM Fusion on your system”. Na página que se abrirá, você encontrará os links para download dos pacotes RPM que você deve instalar para que o repositório seja configurado no YUM. Primeiro, faça o download do repositório “free”. Para isso, clique no link “RPM Fusion free for Fedora 10, 11, 12″ (para o Fedora) ou “RPM Fusion free for RHEL5 or compatible like CentOS” (para Red Hat Enterprise Linux 5 ou CentOS 5.x).

Quando o download terminar, você pode dar um duplo clique no arquivo RPM ou executar o seguinte comando:

# rpm -Uvh rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpm

E o mesmo deve ser feito para o “nonfree”.

 

3. Instale extensões do Gnome Shell

As extensões do Gnome são úteis para modificar a interface GNOME Shell e ainda habilitar funcionalidades bacanas que não vem por padrão.

Instale as extensões através do site https://extensions.gnome.org/. Ao acessá-lo, pesquise as opções disponíveis e habilite-as com um simples clique.

 

4. Instale codecs multimídia

O Fedora não vem com codecs multimídia proprietários, que são importantes para a reprodução dos principais arquivos de midia, e os repositórios RPMFusion (que instalamos) possuem estes codecs.

Abra seu terminal e execute o comando:

$ sudo yum -y install gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugsins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good gstreamer1-plugins-base

 

5. Instale o VLC

O VLC é um dos mídia players mais populares (não só no mundo Linux), pois ele “toca” praticamente tudo e ainda converte formato de vídeos, extrai áudio de vídeos, reproduz vídeos online do YouTube e muito mais. Ele também pode ser encontrado nos repositórios RPMFusion.

Instale o VLC com o comando:

$ sudo yum install vlc

 

6. Instale o plugin “acelerador do Yum”

Se você tiver uma conexão de internet lenta, então esse plugin pode ser realmente útil. Ela seleciona automaticamente o servidor espelho mais próximo disponível e acelera o processo de download dos pacotes .

Execute este comando para instalá-lo:

$ sudo yum install yum-plugin-fastestmirror

 

7. Instale o Flash Player

O Adobe flash player é uma aplicação de código fechado e por isso ele não vem no Fedora. Você pode usar o seguinte comando para adicionar o repositório do Adobe Flash Player para o Fedora 21:

## Adobe Repository 32-bit x86 ##
$ sudo rpm -ivh http://linuxdownload.adobe.com/adobe-release/adobe-release-i386-1.0-1.noarch.rpm
$ sudo rpm –import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-adobe-linux## Adobe Repository 64-bit x86_64 ##
$ sudo rpm -ivh http://linuxdownload.adobe.com/adobe-release/adobe-release-x86_64-1.0-1.noarch.rpm
$ sudo rpm –import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-adobe-linux

Em seguida, instale o flash player executando:

$ sudo yum install flash-plugin nspluginwrapper alsa-plugins-pulseaudio libcurl

 

8. Instale o navegador Chrome:

O Gnome 3.14 do Fedora 21 já vem com o Firefox. Se você quiser instalar o Google Chrome, basta fazer o download dos binários .rpm na página de download do Google: http://www.google.com.br/chrome/browser/desktop/index.html

Após o download, clique duas vezes sobre os binários ou clique com o botão direito e escolha a opção “Abrir com o instalador de software “. Siga as instruções e pronto!

 

9. Instale outros ambientes de trabalho:

Se depois das nossas dicas sobre o Gnome mesmo assim você não gostar muito dele, fique tranquilo. Instale outros ambientes de trabalho no seu Fedora!

Para instalar o MATE execute: $ sudo yum install @mate-desktop

Para instalar o KDE execute: $ sudo yum install @kde-desktop

Para instalar o XFCE execute: $ sudo yum install @xfce-desktop

Para instalar o LXDE execute: $ sudo yum install @lxde-desktop

Para instalar o Cinnamon: $ sudo yum install @cinnamon-desktop

 

Vou deixar pra você um link com mais algumas coisas que você pode fazer no seu Fedora 21. Qualquer dúvida ou querendo acrescentar algo (ou corrigir algo), use o campo de comentários: http://www.linux.com/learn/tutorials/798308-11-things-to-do-after-you-install-fedora-21

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.