O que fazer após instalar o ElementaryOS Luna?

Share

O ElementaryOS Luna foi liberado na última semana e já está fazendo sucesso. Se você já leu nosso post com um tour de imagens pelo Luna e o baixou, porém não sabe o que fazer após instalá-lo, nós preparamos este post que irá guiá-lo de forma prática em algumas dicas de pós instalação do ElementaryOS Luna. Vamos lá?

1º Atualizar seu sistema

Muitos usuários Linux não fazem isso, porém é extremamente recomendado pra que você já comece usando as últimas versões dos pacotes disponíveis nos repositórios.

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade

2º Atualizando a língua portuguêsa

sudo apt-get install language-pack-gnome-pt

3º Instalando seu driver de vídeo

Por motivos de licença de software, os drivers presentes no Luna são todos Open Source, porém você pode instalar os drivers nativos da sua placa de vídeo facilmente. Para isso vamos chamar o daemon de gerenciamento de drivers proprietários

jockey-gtk

Caso ele acuse a necessidade de instalação de drivers adicionais, a melhor forma de fazê-lo é em “Configurações do Sistema” >> “Drivers Adicionais”. Caso queira, leia nossos artigos sobre instalação de drivers adicionais de vídeo neste link.

4º Instalando os codecs Multimídia

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

5º Instalando o Elementary Tweak Tool

Ele é uma poderosa ferramenta de personalização e customização para o ambiente de desktop do ElementaryOS. Dá pra fazer incríveis coisas com ele e deixar seu Luna bem bonito

sudo apt-add-repository ppa:versable/elementary-update

sudo apt-get update

sudo apt-get install elementary-tweaks

6º Adicionando o ícone da Lixeira no Dock

Uma coisa que “faltou” no ElementaryOS foi o ícone da Lixeira (apesar de que muita gente, como eu, não usa). E se você quer habilitá-la no seu sistema, siga os passos abaixo:

No seu terminal, execute:

gksu pantheon-files /usr/share/applications

Agora volte a sua Área de Trabalho e clique com o botão direito num espaço vazio, escolhendo a opção “criar arquivo vazio”. Cole o conteúdo abaixo e salve-o com o nome de “Lixeira.desktop“.

[Desktop Entry]

Name=Lixeira

Comment=Cestino per files e cartelle

Exec=pantheon-files trash:///

Icon=user-trash

Terminal=false

StartupNotify=true

Type=Application

X-Ayatana-Desktop-Shortcuts=Empty;

[Empty Shortcut Group]

Name=Svuota

Exec=trash-empty

TargetEnvironment=Unity

Agora é só arrastar seu novo arquivo pro Dock e executar o comando abaixo no terminal:

sudo apt-get install trash-cli

7º Instalando o Java (OpenJDK)

O Open JDK é a versão livre do Java da Oracle e funciona na maioria das situações onde você tem que usar o Java no seu sistema.

sudo apt-get install openjdk -7-jre icedtea -7-jre

Porém caso queira instalar o Java da Oracle, siga este tutorial.

8º Instalando o Google Chrome

Clique aqui, escolha sua arquitetura (Ubuntu 32-bits ou Ubuntu 64-bits), baixe o arquivo de instalação e dê dois cliques nele para instalar. Pronto!

Conclusão

Existem diversas coisas que você pode instalar no seu ElementaryOS, como o VLC (um excelente mídia player), o GIMP (o melhor editor de imagens Open Source), o Steam (a plataforma de games da Valve que tem mais de 100 títulos pra Linux, como Leaft 4 Dead, Counter Strike, Killing Floor e etc), além de muitos outros.

Basicamente, como o Luna é baseado no Ubuntu 12.04, você irá conseguir instalar aplicativos do Ubuntu no seu Luna facilmente.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.