O Gnome Shell está copiando o Unity?

Share

Tem um ditado popular muito verdadeiro que diz: “nada se cria, tudo se copia”.

Após a Canonical ter implementado o Unity no então Ubuntu 11.04 “Natty Narwhal”, a Comunidade Ubuntu se dividiu. Muitos usuários (como eu meso) apostaram no Unity e acabaram encontrando nele a modernidade e inovação que precisavam, e outros simplesmente odiaram. Porém uma coisa deve ser dita: o Unity implementou muitas inovações que nunca se havia visto no universo dos desktops.

Dentro desta filosofia de inovação e modernidade, o Projeto Gnome está desenvolvendo uma novidade muito parecida com o HUD do Unity (a tecnologia de buscas no sistema local e na web, diretamente através da barra de pesquisas do Unity). O projeto, que ainda está no começo, está sendo chamado de “Gnome Activities Search” e realmente promete “inovar” o ambiente gráfico mais usado no mundo.

O projeto é realmente ambicioso e já conta com designes prontos para WebOS e iOS, como você confere abaixo:

  

Ainda não existe data de lançamento e nem uma versão do Gnome cogitada para receber o Gnome Activities Search. Por hora, para saber mais sobre o projeto e acompanhar o seu andamento, você deve visitar este link.

Qual a sua opinião sobre este novo projeto do Gnome? Você acha que eles se basearam no Unity? Será que os “Gnome Fanboys” vão curtir? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.