Novo malware para Facebook usa Katy Perry «como isca»

Share

O PandaLabs detectou um novo esquema destinado ao Facebook que menciona um suposto vídeo íntimo da cantora Katy Perry para atrair as potenciais vítimas. Se o utilizador clicar no link, é encaminhado para uma falsa página do Facebook que solicita o download e instalação de um plug-in necessário para aceder ao vídeo. A página indica que mais de 4.000 pessoas já clicaram no botão «like», utilizado pelos hackers para convencer que o vídeo é legítimo.

Se o utilizador tentar aceder ao vídeo, o worm actuará de diversas formas, dependendo do browser utilizado. No Internet Explorer, o worm demonstra uma página de verificação de idade para aceder a uma aplicação chamada «X-Ray Scanner».

Antes que o utilizador possa tomar qualquer outra acção, o browser encaminha-o para um site com características típicas de um esquema fraudulento, em que é solicitado o número de telefone. Contudo, se o introduzirem passarão a ser cobradas mensagens de texto de valor acrescentado.

A infecção é ainda mais grave no Firefox e Chrome, já que o worm instala um plug-in nos browsers que lhe permite publicar o esquema em páginas de amigos das vítimas.

Segundo Luis Corrons, director técnico do PandaLabs, «uma vez mais, a curiosidade dos utilizadores torna-se o melhor aliado dos ciber-criminosos. Estes exploram o interesse das pessoas sobre artistas e celebridades para aumentar o sucesso das infecções, pois os utilizadores clicam no link malicioso e transferem o worm sem tomarem quaisquer precauções. Isto tem dois efeitos negativos: por um lado, os utilizadores infectam os seus PCs; por outro, é automaticamente enviada uma mensagem aos seus amigos no Facebook.

Mais informações: PandaLabs
Fonte: Diário Digital
——————–
# [penelope_c]
# :|

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.