Novo malware para Android pode ser altamente prejudicial para redes corporativas

Share

Um novo malware para Android apelidado de “NotCompatible” está sendo espalhado na web através de sites comprometidos. O NotCompatible pode afetar seu tablet e/ou smartphone, além de ser um perigo potencial para a rede corporativa da sua empresa.

De acordo com o relatório da Lookout, uma das maiores especialistas em segurança mobile, um site comprometido conteria um iFrame oculto na parte inferior da página. Quando o navegador do Android carrega a página, ele tenta carregar o arquivo iFrame oculto. Durante o carregamento do arquivo, o navegador iria chamar o gerenciador de apps, que por sua vez iria exibir uma tela de instalação do aplicativo com.security.update falso, que conteria o malware. Caso ocorresse a instalação deste app, o dispositivo estaria automaticamente infectado.

A finalidade maior do NotCompatible é a obtenção de dados salvos no seu dispositivo ou compartilhados através deles, e é ai que fica o alerta para redes corporativas, pois atualmente é extremamente comum a troca de dados via dispositivos móveis. Além disso, o invasor poderia conectar-se a sua rede corporativa através da conexão Wi-Fi do aparelho, criando assim uma backdoor na sua rede com acesso irrestrito para os desenvolvedores por trás do malware.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.