“Nova geração” da Internet pode ser liberada até 2014

Share

Nos últimos anos a Internet tem passado por transformações importantes a fim de acelerar cada vez mais as comunicações e integrar o maior número de pessoas ao redor do globo.

Seja com inciativas governamentais, como planos de inclusão digital, empresariais, como o Projeto Loon do Google que estima levar a internet a áreas inóspitas, ou através de iniciativas globais, como a implementação do protocolo IPv6, nos últimos dois anos a “Web como conhecemos” está deixando de ser a mesma pra se tornar um “mundo cada vez melhor”.

Com essa visão de futuro a IETF (The Internet Engineering Task Force – uma comunidade internacional ampla e aberta (técnicos, agências, fabricantes, fornecedores, pesquisadores) que se preocupa com a evolução da arquitetura da Internet e seu perfeito funcionamento, identificando e propondo soluções a questões/problemas relacionados à utilização da Internet, além da padronização das tecnologias e protocolos envolvidos) vem desenvolvendo desde 2012 o projeto do HTTP/2.0 – Hyper Text Transfer Protocol 2.0, que foi publicado nesta segunda (8) e tem 52 páginas.

Basicamente o HTTP 2.0 será mais eficiente e oferecerá novos recursos que não são encontrados no HTTP 1.1. Ele permitirá o uso mais eficiente dos recursos de rede e a redução da percepção de latência, permitindo a compressão do campo de cabeçalho e várias mensagens simultâneas na mesma conexão.

Apesar da nova versão do protocolo o HTTP/1.1 não ficará obsoleto, uma vez que a semântica do HTTP permanece inalterada. O primeiro teste pra implementação final do HTTP/2.0 ocorrerá em Hamburgo, no dia 05/08/2013.

Fonte

Leia mais informações aqui.