MySQL poderá ser descontinuado pela Oracle

Share

Parece a Oracle está a caminho de descontinuar seu sistema de gerenciamento de banco de dados relacional, o MySQL. A empresa adquiriu a Sun Microsystems em 2010 e o MySQL é utilizado em milhões de sites como o Twitter, Facebook, Wikipedia e até mesmo o Google (além do Seja Livre, rs).

A notícia veio à tona quando um lançamento recente do MySQL veio com correções de bugs, mas sem quaisquer testes associados a versão. Além disso, parece que a Oracle retirou o histórico de revisão das alterações sob os dados armazenados no código, ou seja, mudanças ocorreram na aplicação porém não foram documentadas, tornando mais difícil saber se os bugs reportados foram realmente corrigidos.

Os movimentos já geraram reações na comunidade de desenvolvedores do MySQL, tendo em vista que portar todo um banco de dados para uma outra plataforma, como o PostgreSQL ou o MariaDB (que é um fork do MySQL), é uma operação de risco.

A Oracle inclusive já possui um péssimo histórico sobre “abandono de projetos”: em abril de 2011, sem nenhum tipo de aviso prévio, a Oracle decidiu “largar” o OpenOffice.org nas mão da comunidade sob a desculpa de que ele “seria melhor gerido por uma organização interessada em atender a um público mais amplo a partir de uma base não comercial” (fonte)

Leia mais informações este assunto aqui

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.