Montando um Cluster HA somente com ferramentas Open Source

Share

Atualmente os grandes Data Centers e empresas de médio porte tem investido pesado em Alta Disponibilidade, com a criação de cluster de computadores que tem a finalidade de “manter sempre um serviço disponível” ao usuário. Mas você sabe o que é cluster?

Segundo a boa e velha Wikipédia, um Cluster é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais (personal computers), os quais são ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Há diversos tipos de cluster. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador.

No mercado existem inúmeras ferramentas, tanto open source quanto proprietárias, para gerenciamento de clusters, porém é óbvio que as grandes empresas (como podemos citar o UOL no cenário nacional) utilizam em sua grande maioria do seu parque computacional, ferramentas livres e abertas.

O nosso leitor Fernando Luis nos cedeu um de seus artigos acadêmicos para compartilhar através do blog, onde ele aborda de forma prática e completamente abrangente a configuração de clusters de alta disponibilidade somente com ferramentas Open Source.

Clique no botão abaixo e faça o download do artigo:

[button color=”blue” link=”http://cdn.sejalivre.org/uploads/2014/02/Cluster-HA.doc”]Cluster HA com ferramentas Open Source[/button]

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.