Montando dispositivos Android 4.0+ no seu Ubuntu [MTP via USB]

Share

 

Um dos grandes problemas atuais para os usuários Ubuntu que possuem dispositvos Android superiores ao ICS 4.0, é não conseguir montar seu gadgets via USB.

Algumas soluções foram desenvolvidas desde que esse problema surgiu no Android 4.0.4, como por exemplo o Go-MTPFS ou o próprio pacote MTPFS configurado de forma manual, porém as mesmas não funcionam no Ubuntu 14.04 ou não são muito “user friendly” para os novos usuários Linux (no caso o segundo link).

A solução (se é que podemos chamar assim) que vamos comentar neste post, apesar de bem fácil e prática, não é a melhor que existe. E em alguns casos, dependendo da fabricante/operadora de telefonia do seu aparelho, as dicas abaixo podem não funcionar.

1 passo

Abra seu terminal no Ubuntu e instale os pacotes abaixo:

sudo apt-get update

sudo apt-get install mtpfs mtp-tools

2 passo

Conecte o seu Android ao Ubuntu (provavelmente ele dará uma mensagem de erro. Fique tranquilo… pode fechar a janela do erro e seguir este tutorial)

3 passo

Com o seu Android em mãos, vá em “Configurações” > “Armazenamento” > Clique no menu superior direito () > “Conexão USB do Computador”

Nesta tela você verá duas opções: Dispositivo de mídia (MTP) e Câmera (PTP). Deixe marcado a opção “Câmera (PTP)”.

Automaticamente seu Ubuntu irá reconhecer seu Android como uma câmera, porém irá exibir todo o conteúdo do seu dispositivo com permissão de leitura e escrita.

OBS:  Caso seu android não exiba a opção PTP, vá em “Configurações” > “Opções do Programador” > Habilite as opções do Programador movendo o botão NÃO para SIM > Clique em “Depuração USB”.

Por que eu instalei o pacote mtpfs se eu vou reconhecer meu Android como PTP?

Eu disse no início do post que esta não era a malhor solução, apesar de ser a mais amigável para os novos usuários do Ubuntu. Já que você insalou o suporte aos sistemas de arquivos FUSE (MTP), você poderá seguir este tutorial para montar seu dispositivo de forma correta (porém manual).

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.