Miniaturas na página inicial do Firefox podem expor dados privados

Share

O Mozilla Firefox 13 foi lançado recentemente, e trouxe muitas novidades para os amantes do “Panda Vermelho”. Isso mesmo, como me explicou meu amigo Julian Fernandes, do blog Ubuntu-BR-SC, o logo do Firefox não é na verdade um lobo (fox), e sim um panda vermelho.

“Firefox” é um acrônimo para Panda Vermelho

Um das novidades do Firefox 13, que já existe no Chrome/Chromium, foi a implementação das miniaturas (thumbnails) das páginas mais visitadas, presente na home do Firefox. Porém, segundo o informationWeek, estas miniaturas, da forma como foram implementadas no Firefox, podem expor dados privados dos usuários, vasando dados pessoais caso a máquina seja vítima de um acesso indevido.

Segundo próprio informationWeek , a Mozilla reconheceu esse problema e disse que “continua firme em seu compromisso com a privacidade e controle de usuário. O recurso de miniaturas no Firefox, não transmite nem armazena informações pessoais fora do controle direto do usuário”. A Mozilla promete que vai resolver esta questão em versões futuras do Firefox.

Sinceramente, não sou mais usuário do Firefox, pois encontrei no Chrome as funcionalidades e a velocidade que eu precisava (apesar de ainda ficar irritado com erros bobos no navegador do Google… porém, nem tudo é perfeito). Se a equipe de desenvolvimento não estivesse tão preocupada em liberar novas versões num ciclo tão louco rápido, creio que este tipo de problema não ocorreria.

Fonte

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.