Máquina do tempo: relembrando a internet dos anos 90

Share

Estes dias vi um post de um amigo no Facebook que dizia assim:

Um dia, minha mãe e eu conversávamos sobre a vida e a morte e eu lhe disse:

– Mãe, se um dia eu estiver num estado vegetativo, em que minha vida dependa unicamente de aparelhos, desligue, por favor, as máquinas que me mantêm artificialmente em vida! E
U PREFIRO MORRER!!!

Então eu vi minha mãe se levantar, me olhando cheia de admiração… E puxando decididamente os fios, ela desligou:

a tv,
o dvd,
o cabo de internet,
o computador,
o playstation,
o wifi,
o fixo…

E ainda me arrancou:

o celular,
o tablet
o Ipod,

EU QUASE MORRI!”

E ao ler isso (e me identificar, é claro… rs) eu parei pra pensar como tudo isso começou. Se você tem 30 anos ou mais, com certeza se lembra dos primórdios da internet no Brasil. Era tudo tão escasso, pouca informação, equipamentos muito caros, mas a vontade de descobrir esse “novo mundo” conseguia ser maior que tudo isso (já era o “Cromossomo Nerd” falando mais alto).

Bom, pra te lembrar um pouco dessa era de ouro (ou pra te apresentar coisas incríveis que você nunca viu), nós dêmos uma “googada” e achamos algumas coisas legais.

The Web Back

Que tal voltar no tempo e “visitar” os primeiros sites da web (ou as primeiras versões deles)? Seria legal né? Pois é, o site Royal Pingdom preparou uma pequena amostra dos primeiros sites da rede. Na matéria (neste link) você encontra alguns dinossauros da web, como o Webcrawler, o primeiro motor de busca da internet, e o saudoso Alta Vista.

webcrawler

Máquina do tempo da Internet

O portal archive.org, o maior diretório de praticamente tudo na rede, tem uma seção chamada WayBack Machine onde você pode acessar qualquer coisa na internet como se estivesse naquele tempo.

Abaixo deixo uma imagem no primeiro snapshot do Google (datado de 02/12/1998), que você pode acessar (e “navegar”) neste link.

google

GIFs

Quem é dessa época deve se lembrar do advento dos GIFs (imagens animadas). Eles se tornaram uma verdadeira febre na internet. E aqui no Brasil o uso deles foi tão indiscriminado que poluía as nossas timelines do Orkut (que Deus o tenha!).

O site Giphy.com, que nada mais é que um mega diretório de GIFs, tem uma seção só com os GIFs mais usados nos anos 90. Veja aqui neste link.

giphy

Pois é pessoal, tempos bons que não voltam mais… e se você não faz ideia de nada que falamos aqui, assista o vídeo abaixo que foi produzido pelo Google. Em apenas 1:30 eles vão resumir os últimos 20 anos de internet. É incrível!!

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.