Malware para Android Envia Mensagens SMS Secretamente

Share

A empresa de segurança Fortinet divulgou nesta quinta-feira um relatório que mostra as principais ameaças da internet em dezembro. Segundo a companhia, um novo trojan para Android chamado Foncy foi desenvolvido na França, onde atualmente está se espalhando. O malware envia mensagens SMS sem o consentimento dos usuários infectados.

“Usuários finais desavisados têm instalado o aplicativo malicioso em seus dispositivos móveis acreditando se tratar do plano de monitoramento de aplicativo legítimo SuiConFo (SUIvi CONsommation FOrfait, francês de ‘Monitore o seu Plano’)”, diz Axelle Apvrille, pesquisadora sênior de anti-vírus móveis na Fortinet em nota. Ao instalar o falso aplicativo, o trojan envia em segundo plano quatro SMS para uma lista de número curtos. Essas mensagens podem acabar custando ao usuário até R$ 50,00 na conta telefônica, segundo a empresa.

A Fortinet destacou também o retorno da botnet Lethic, uma rede de computadores infectados que executa determinadas ações automaticamente, sem o conhecimento dos usuários. Descoberta em 2008, a rede foi usada principalmente pelo envio de spams, chegando a ser responsável por 10% dos spams no mundo. Essa botnet foi praticamente desativada em 2010, mas os proprietários conseguiram garantir o controle do botnet novamente.

Mais informações: Fortinet

Fonte: TERRA
——————–
# [penelope_c]
# :|

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.